Protesto bloqueia entrada do Ministério do Planejamento

19/07/2012

Cerca de 200 manifestantes da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) bloqueiam a entrada principal e a garagem do bloco K do Ministério do Planejamento desde das 5h da manhã desta quinta-feira (19/7).

Segundo informações da Polícia Militar, os manifestantes não estão deixando os funcionários entrar no prédio. Mais cedo houve uma pequena confusão com as pessoas que protestavam, já que a PM tentou liberar as entradas para os funcionários do ministério entrarem. Entre as pessoas da manifestação há estudantes , professores e servidores federais.

O coordenador geral da Fasubra, Gibran Jordão, anunciou que a greve vai continuar durante todo o dia. "O piquete vai continuar, só irá passar quem for participar da reunião com os representantes do governo".

Sérgio Ronaldo, diretor da Confederação dos trabalhadores no serviço público federal (Condsef), relatou que este ato já estava nos planejamentos da greve para forçar o governo.

Marcha dos servidores

Na marcha dos servidores federais que ocorreu na quarta-feira (18/7) houve conflito entre alguns manifestantes e a PM. A confusão começou depois que alguns estudantes e professores jogaram tinta no Ministério da Educação. A PM tentou impedir a ação, mas os manifestantes reagiram e algumas pessoas chegaram a ser presos.

No mesmo dia, os manifestantes ainda tentaram invadir o Ministério do Planejamento, mas não obtiveram sucesso.

Os servidores vieram de diversas partes do país e estão acampados desde segunda-feira (16/7) no gramado central da Esplanada dos Ministérios. Eles reivindicam um aumento de 22% no salário, além da igualdade dos contracheques dos aposentados com os dos trabalhadores ativos.