Avaliação de Conjuntura

16/07/2012

A greve  nas  universidades  entra  em  seu  momento  crucial.  A  greve  dos  docentes  segue  com  a  força necessária  e  na  nossa  a  adesão  é  crescente,  as  ações  estão  cada  vez  mais  fortes  e  a  radicalização  também.  A disposição  dos  técnico-administrativos  está  demonstrada  em  várias  ações  que  foram  realizadas  no  decorrer  dos trinta  e  dois  dias  de  greve. Ações  no  Congresso  Nacional  buscando  apoio  dos  parlamentares,  a suspensão  das matrículas do SISU, os atos de rua, fechamento de BR’s e a ocupação de reitorias (como ocorreu nesta semana, quando a maioria das reitorias foram ocupadas conseguindo colocar, ainda mais, a nossa greve na conjuntura. São demonstrações do quanto estamos dispostos a lutar por uma vitória concreta nesta greve.

O  MPOG  chamou  o ANDES,  o  PROIFES e  o  SINASEFE para  negociar.Marcaram  uma  reunião  para  esta sexta-feira 13. Sem dúvida isto é uma grande vitória, fruto de toda mobilização e pressão feitas ao longo de toda a greve.  Desejamos  que  as  negociações  avancem  com  estes  setores.  Porém,  até  o  momento  não há  nenhuma sinalização para a nossa categoria.

Não admitiremos que o Governo, mais uma vez, trate a nossa categoria com descaso e desrespeito. Como informamos, estamos fazendo todo tipo de pressão para que as negociações sejam abertas conosco. Nossas ações resultaram numa enorme pressão sobre o Governo, para que negocie conosco.

Mais  de  180  parlamentares  se  comprometeram,  por  meio  do  nosso  abaixo  assinado,  a  pressionar  o Governo  nesse  sentido.  Outros  buscam,  incessantemente,  quebrar  a  intransigência  do Governo  conosco, internamente. Outro passo importante foi a reunião na Secretaria Geral da Presidência da Republica, onde houve o comprometimento  por  parte  do  secretário  executivo  Rogério  Sotine  e  do  assessor  especial  Feijó    em,  também, pedir abertura de negociação.

A decisão da ANDIFES de enviar ofício à Ministra Miriam Belchior e Aloí zio  Mercadante,  solicitando audiência com esses ministros, no qual se colocaram à disposição de dialogar com vistas à solução dos conflitos que levaram à greve, foi, particularmente, importante.

Continuaremos com nossa greve forte e anunciamos para a ANDIFES e ao Ministro da Educação que não aceitaremos este descaso do governo com nossa categoria. Se o governo não negociar conosco, o semestre NÃO recomeçará!

Ratificamos a  necessidade  de  engrossarmos  o  ACAMPAMENTO  a  partir  do  dia  18,  aqui  em  Brasília,  para darmos a resposta contundente que este governo merece!

NEGOCIA DILMA!