Circuito Cultural reivindica melhores condições para as IFES

16/07/2012

Alunos e servidores do CEFET-MG participaram, na tarde da última quinta-feira, dia 12 de julho, do Circuito Cultural pela Educação. O evento foi promovido pelo comando estudantil de greve, juntamente com as instituições que representam os servidores públicos nas negociações junto ao Governo Federal. Apresentações musicais e de capoeira, decoração temática e a exibição de curtas-metragens foram algumas das atividades do Circuito que aconteceu no hall do Campus I.

Segundo Thamires Rodrigues Duarte, aluna do curso técnico em meio-ambiente e representante do movimento estudantil, o interesse dos alunos pela greve já vinha sendo discutida: “Uma assembleia com a presença de mais de 800 alunos dos cursos técnicos e superiores decidiu, em votação, pelo apoio à greve dos professores e técnicos.”

Ela também explica as razões que motivaram a decisão dos alunos: “Desde que começaram as assembleias dos professores para tratar sobre a greve, nós desenvolvemos uma discussão sobre o assunto, uma vez que a pauta de reivindicações ia muito além das questões salariais. Abordava também melhores condições de trabalho e infraestrutura. E isso envolve diretamente o aluno”.

O representante do comando de greve dos técnicos-administrativos Mário Sérgio Santos Rosa avalia a participação dos estudantes: "é extremamente importante para o movimento porque fortalece a relação de negociação com o Governo Federal, uma vez que nós não estamos brigando apenas por salário, mas também por condições dignas de trabalho e mais investimentos na educação. E penso que os alunos entenderam este momento e estão junto com a gente, apoiando e defendendo as reivindicações".