ANDIFES e CONIF são contra o corte de ponto dos grevistas

11/07/2012

O SINDIFES informa que durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na manhã desta quarta-feira, dia 11 de julho, o vice-diretor do CEFET-MG, o professor Irlen Gonçalvez afirmou que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (ANDIFES) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) se posicionaram contra o corte de ponto dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação e Docentes grevistas. Este posicionamento é um importante passo para o fortalecimento do movimento grevista e do reconhecimento de sua legitimidade.

A ANDIFES ainda demonstrou preocupação quanto o ‘comunicado’ que solicitava o corte de pontos dos servidores grevista, uma vez que não havia assinaturas no documento dos ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão ou da Educação. “O comunicado, em uma primeira análise, não acompanha as posições divulgadas pelo governo de diálogo e negociação em curso e desconhece a existência de registro de ponto para os docentes. Neste sentido, entre outras dúvidas jurídicas que precisam ser esclarecidas, a Andifes deliberou por encaminhar a solicitação de audiência com os dois ministros para que possamos debater a orientação deste comunicado, que certamente fere a autonomia das universidades”, disse o presidente da Associação, o reitor José Luiz Martins. A ANDIFES já pediu uma audiência com os ministros para debater a Greve e buscar uma solução rápida que atenda as necessidade dos servidores e das universidades.

Para o Comando de Greve esta é uma importante vitória do movimento e demonstração do resultado das manifestações realizadas na terça-feira, dia 10. O reitor da UFMG, Clélio Campolina, já havia declarado ao Comando esta posição – de não cortar o ponto dos grevistas – na última sexta-feira, dia 6; e no CEFET-MG a direção tinha este pensamento. Com a tomada de decisão das entidades representativas, ficam resguardados os direitos de toda a Categoria quanto a esta ameaça.