Reunião dos Comandos de Greve da Educação

09/07/2012

No dia 07 de julho de 2012 (sábado), ocorreu reunião dos Comandos Nacionais de Greve das categorias da educação pública federal - FASUBRA, ANDES-SN, SINASEFE e Estudantil. A atividade aconteceu por todo o dia e foi para os participantes um marco na unidade da luta e na intensificação do  movimento.  O  CNG/FASUBRA  participou  do  evento  com  delegados  que  acompanharam  as discussões  sobre  a  conjuntura  nacional  da  greve  na  educação  e  a  precarização  do  trabalho  no serviço público federal. A FASUBRA foi representada nas mesas pelos diretores Luiz Antônio Araújo Silva,  Gibran  Ramos  Jordão  e  Paulo  Henrique  Rodrigues  dos  Santos.  Ocorreram  intervenções  das três categorias presentes (docentes, estudantes e técnico-administrativos) e todos sinalizaram que não  irão  recuar  diante  das  ameaças  do  governo  federal,  que  orientou  de  forma  autoritária  que  os gestores (Reitores) cortem o ponto dos trabalhadores em greve.

A análise realizada pelo conjunto da educação federal que se fez representada na reunião é a de  que  faz  parte  da  política  desse  governo  o  desmonte  do  serviço  público  federal,  haja  vista  as políticas que vêm sendo adotadas como a aprovação da Funspresp, Pronatec, Reuni, Ebserh, entre outras. Na opinião dos participantes, o governo tem trabalhado a serviço do neoliberalismo e suas prioridades estão relacionadas ao fortalecimento do capital financeiro internacional.

Nesse  sentido,  as  tarefas  prioritárias  colocadas  para  o  movimento  são  a  intensificação  da luta, a radicalização das ações e a construção da unidade com os comandos greve dos trabalhadores e estudantes das universidades.