Categoria fecha portão da UFMG na Av. Antônio Carlos

09/07/2012

Cerca de 200 Técnico-Administrativos em Educação realizaram, na manhã desta segunda-feira, dia 9 de julho, uma manifestação nos portões da UFMG na avenida Antônio Carlos, campus Pampulha. O objetivo era chamar a atenção da sociedade para a pauta de reivindicações da Categoria que pede reajuste salarial, revisão da carreira e melhorias no Ensino Público Federal.

Às 9h os portões da UFMG foram fechados e por volta das 9h30 foram realizadas intervenções no trânsito, bloqueando a via da Antônio Carlos (sentido bairro/centro) até às 11h. Posteriormente foram repassados os informes sobre a solicitação do Governo aos reitores de que envie os dados para o corte de ponto dos Servidores grevista.

Segundo o comando de greve o Reitor da UFMG disse que não enviará estas informações para o corte de ponto, que será feita apenas em caso de obrigatoriedade. A FASUBRA tem conversado com os reitores para que na reunião da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino) nesta, terça, dia 10, seja tirado um posicionamento dos Dirigentes contrários ao corte de ponto.

Também foi dado o informe que nesta segunda, às 16h, foi marcada uma reunião entre MEC e FASUBRA para, possivelmente, abrir as negociações com a Categoria. A convocação da reunião por parte do Governo é uma demonstração da força do movimento e de seus atos.

Após os informes a Categoria seguiu em passeata pelo Campus com destino a Reitoria, onde permaneceram até as 12h.