Resposta à nota do reitor do IFMG sobre o Ato Público do dia 21

22/06/2012

Ilmo. Sr.
Prof. Caio Mario Bueno da Silva
Magnífico Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais,

Magnífico Reitor,

Em reunião do Comando de Greve Unificado das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG, após tomar conhecimento da nota publicada por V. Magnificência no portal dessa Instituição, a Diretoria do SINDIFES vem solicitar esclarecimentos sobre o seu teor, uma vez que a manifestação ocorrida hoje, dia 21 de junho transcorreu dentro de um clima de tranqüilidade e civilidade peculiar a todas as nossas manifestações.

Informamos que a Direção do Movimento Grevista e do SINDIFES procurou por V. Magnificência, e foi informado por seu chefe de gabinete de sua ausência do prédio naquele momento.

Ressaltamos que a Diretoria do SINDIFES sempre se pautou pelo respeito em suas relações, mas, sobretudo, intransigente na defesa dos direitos dos trabalhadores por ela representados.

Neste sentido, a nota publicada no portal do IFMG não retrata a verdade dos fatos:

- Não houve invasão do prédio, mas sim, uma legítima manifestação das trabalhadoras e trabalhadores ali lotados.

- A manifestação foi pacífica, sem agressões verbais ou físicas por parte dos manifestantes contra a representação da Reitoria que lá se encontrava ou aos trabalhadores que ainda não aderiram ao movimento paredista, e em momento algum a integridade física de qualquer pessoa esteve em risco.

- Nenhum bem patrimonial foi alvo de nossa manifestação, entretanto o material visual da nossa greve foi abruptamente removido das paredes da Reitoria.

Portanto, exigimos o direito de resposta às acusações feitas na nota oficial, ao passo que manifestamos nosso repúdio e indignação à forma autoritária, antidemocrática e desleal com que fomos tratados.

Neste sentido, em que pese a manifestação de V.Magma “... de que está suspenso qualquer diálogo com o referido Sindicato”, em nosso entendimento, dialogar é a melhor forma de exercício democrático para expormos nossos argumentos e ideias quando divergentes.

Cabe ressaltar que o diálogo é feito no mínimo por duas partes civilizadamente sentadas à mesa para debater sobre todas as questões referentes aos trabalhadores e não através de atos isolados, como a referida nota.
Portanto, de nossa parte, afirmamos que não fecharemos esse espaço de negociação.

Belo Horizonte, 21 de junho de 2012.

Diretoria Executiva Colegiada
Comando de Greve

- Esta nota é uma reposta a: "Nota do reitor do IFMG sobre invasão ocorrida no prédio da Reitoria"