Assembleia aprova continuidade da GREVE na base do SINDIFES

20/06/2012

A Categoria dos Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES realizou uma Assembleia de Greve na manhã desta quarta-feira, dia 20 de junho, no auditório da Reitoria da UFMG. Estiveram presentes cerca de 400 Técnico-Administrativos em Educação que por unanimidade aprovaram a continuidade do movimento grevista. Na base do SINDIFES a GREVE continua forte na UFMG – que está em greve desde 21 de maio –, CEFET-MG, UFJVM e IFMG (Reitoria, Formiga e São João Evangelista).

Segundo os informes da FASUBRA, ainda não há previsão de reunião com o Governo Federal. A Federação está buscando a ajuda do Ministro da Educação, Aloisio Mercadante, para intervir junto ao Ministério do Planejamento em favor da Categoria. Deputados federais e senadores também estão sendo procurados para auxiliarem o processo.

Reitor diz que não irá revogar portaria do ponto eletrônico

Nos informes locais destaca-se a última reunião, realizada no dia 13 de junho, entre o Comando de Greve e o Reitor da UFMG, Clélio Campolina. Segundo os relatos do Comando, o Reitor disse que não iria revogar ou suspender a portaria que institui o ponto eletrônico. “Vocês podem me tirar da Reitoria, mas não suspendo e nem revogo a portaria”, disse o dirigente máximo da instituição que ainda explicou, “se fizesse isto, estaria derrotado”. O Comando de Greve avaliou que esta atitude não contribui para a construção, pois em um processo de negociação não há derrotados e vencedores, pois o objetivo do movimento é construir uma saída para o impasse, onde possamos dialogar e agir democraticamente.

Registro de calouros continua suspenso

A informação de que o Registro de Calouros seria realizado via internet não procede. O que está sendo feito é uma pesquisa para saber o interesse dos calouros em estudar na UFMG diante deste impasse. O registro de calouros fica suspenso até que a Categoria retome a Greve.

STF julga corte de ponto de grevistas ilegal

Foi dado o informe de que o Supremo Tribunal Federal julgou ilegal o corte de ponto dos grevistas da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Mesmo se tratando de uma instituição estadual do Rio de Janeiro, a decisão do STF, dada pela ministro Dias Toffoli, demonstra como serão tratados os casos de grevistas. Portanto, na avaliação da Assembleia, o corte de ponto não pode ser considerado uma ameaça.

Manifestação no IFMG

Nesta quarta-feira, dia 21 de junho, está marcada uma manifestação na Reitoria do IFMG, na avenida Mario Werneck, 2.590, bairro Buritis. O objetivo é dar visibilidade ao movimento grevista na instituição e divulgar a campanha salarial dos Técnico-Administrativos em Educação.

Informes da FASUBRA – 19/06

FASUBRA participará da reunião do pleno da ANDIFES dia 25 e 26 de junho em Ouro Preto

Nos dia 25 e 26 de junho ocorrerá em Ouro Preto a reunião plena da ANDIFES onde haverá eleição para o novo presidente. No dia 26 de junho terça- feira a nova direção da ANDIFES receberá representantes da FASUBRA e do ANDES para discutir a greve. Na ocasião estará presente o Secretário da SESU( Secretaria de Ensino Superior do MEC) Prof. Amaro Lins com quem a FASUBRA estabelecerá um diálogo de forma que possa através do MEC abrir um canal de negociação com o Ministério do Planejamento.

Reunião da FASUBRA E SINASEFE com a SETEC (Secretaria de Ensino Técnico do MEC)

Hoje a direção da FASUBRA acompanhou o SINASEFE em uma reunião na SETEC, pois o SINASEFE foi cobrar que haja uma intermediação do Ministro Aloísio Mercadante para que seja aberto um canal de negociação com os Técnico-Administrativos. A FASUBRA e SINASEFE apresentaram sua indignação com o governo, que tenta apresentar uma proposta que contempla apenas os professores. O Secretário disse entender a reivindicação, que sabe a importância destes trabalhadores na educação que é um fazer coletivo, mas argumentou que toda negociação está amarrada no Ministério do Planejamento. Apesar disto ele ficou de conversar com o Ministro no sentido de intervir no Ministério do Planejamento para abertura de negociação .

Comandos de Greve da Educaçao Federal realiza Ato Unificado No Congresso Nacional

Comandos de greve da FASUBRA, ANDES-SN e SINASEFE vão realizar nessa quarta feira dia 20 de junho às 17 horas no auditório/Plenário 16 da câmara dos deputados um ato unificado da greve geral da educação. Esse ato tem objetivo de acumular forças e fortalecer a unidade entre docentes e técnicos administrativos das Universidades e Institutos Federais para garantir abertura de negociações efetivas com o governo.