Ata da Assembleia de Greve do dia 13 de junho

13/06/2012

ATA DA ASSEMBLÉIA DE GREVE DO SINDIFES, REALIZADA NO DIA 13 DE JUNHO DE 2012

Aos 13 dias de junho de 2012, às 09:30 horas, em primeira convocação, na escadaria da Reitoria da UFMG, realizou-se a Assembleia de Greve com a seguinte pauta: 1)Informes local e nacional; 2)Encaminhamentos da Greve da UFMG. Compareceram à Assembleia de Greve o número de aproximadamente 370 trabalhadores(as) , conforme consta na Lista de Presença (anexa). Os trabalhos foram dirigidos por Neide da Silva Dantas Mendes, como coordenadora da mesa, Maria Teresinha Rodrigues Barbosa como secretária e Wellington Marçal de Carvalho, como relator.

1)INFORMES LOCAIS: Censo da Greve por unidades. Foi lido Documento dos TAEs da Escola de Música (Anexo a este Relato). Neide comunicou o convite do Reitor para reunião, hoje, às 16 horas. Na reunião do Comando serão retirados os representantes para essa reunião. Informou sobre o Ato de amanhã, a passeata, com concentração em frente ao HC, com ônibus saindo da praça de serviço às 07:30 horas. O percurso junto com outras entidades seguirá até a Assembleia Legislativa. Foram comunicados o ato que foi realizado na Unidade Administrativa III, que impediu a realização do Registro Acadêmico. O resultado foi positivo pois a imprensa compareceu e o reitorado teve que explicar o porque do embate. João Maurício da APUBH informou sobre a assembleia daquele segmento que deliberou pela adesão à greve nacional. Neide informou sobre a discussão do Comando, ontem, para retirada de representantes para deflagração da greve nacional nas unidades do interior (CEFET-MG, IFMG, UFVJM). Informou que os companheiros Anália Gandini e Telmo estão, nesse momento, em São João Evangelista para essa finalidade.

2)INFORME NACIONAL: Neide informou sobre a decisão tomada pelo governo quanto à reivindicação dos médicos quanto à MP (Notícia veiculada na Folha Online, anexa a este Relato). Comunicou as informações do ID2012 JUN-05, de 12 de junho de 2012 (Anexo a este relato).

3)AVALIAÇÕES: Jair (Documento anexo a este Relato). Nelson pediu esclarecimentos com relação a participação da nossa base no evento Rio Mais 20, já que a Presidenta Dilma estará lá. Neide informou que isso será discutido no Comando Local. Neide informou que a companheira Rosa Alves do ICB, está hoje, no Rio de Janeiro, à convite da Ministra Ana Hollanda, para participar da Conferência de Abertura da Rio Mais Vinte. Márcio Flávio informou o censo da greve no DLO. Vitor avaliou o ato de segunda-feira com o resultado positivo já mencionado. Paulo Maia propôs que o Setor Jurídico avalie a questão da aposentadoria compulsória do reitor. Neide informou que a proposta do Paulo será discutida no Comando Local e posteriormente apresentada em Assembleia.Cristina lembrou que o foco do movimento é outro, todos em elencados em nossa pauta.

4)LEITURA DA PAUTA GERAL DA GREVE NACIONAL. Neide fez a leitura e explicação de cada ponto constante da pauta (eixos específico e geral) e veiculada nos cartazes produzidos pela Comunicação (Cópia anexa a este Relato). Jonas pediu informações sobre o andamento da negociação com a reitoria relacionadas aos pontos da nossa pauta interna, principalmente no aspecto jurídico. Cristina informou que em relação à ascensão funcional tem uma Comissão trabalhando nesse quesito. Existe instrumento jurídico que pode ser ‘entrado’ no STF e que já está em fase final de elaboração pelo Jurídico do Sindicato. O reitor esta conversando com a Carmen Lúcia e com o Ministro da Educação a respeito. Administrativamente, quanto ao corte das horas extras, o setor jurídico orienta que seja feito o recurso individualmente. A petição inicial já está em fase final de elaboração. Neide informou que a questão do voto paritário será pautada pelo reitorado no segundo semestre de 2012, que inclusive, reconheceu publicamente que na UFMG não existe uma política de RH.

5)ENCAMINHAMENTOS DA GREVE: Em regime de votação a continuidade da greve interna foi aprovada, com nenhum voto contrário e 3 abstenções. Em regime de votação a continuidade da greve nacional foi aprovada, com 2 votos contrários e 3 abstenções. Pedro informou que o reitor estará em evento na Reitoria e propõe que panfletemos a nossa pauta, às 8 horas. O ato foi aprovado pela Assembleia. Próxima Assembleia será segunda-feira, dia 18, às 09:30 horas na Faculdade de Medicina. E nada mais havendo a tratar, foi encerrada a Assembleia e, para constar, eu, Wellington Marçal de Carvalho, lavrei a presente ata que vai por mim assinada.

Belo Horizonte, 13 de junho de 2012.