ANEL apoia Greve dos TAE´s na UFMG

11/06/2012

Nota sobre o adiamento da matricula dos calouros na UFMG

Aos futuros Calouros da UFMG,

Muitos de vocês devem ter se surpreendido no dia de hoje (11/06) com o ato dos técnicos administrativos da UFMG durante a matricula dos estudantes na UFMG. Isso não é uma surpresa visto o bloqueio midiático imposto a maior greve da educação federal dos últimos 10 anos. Os docentes de mais de 80% das universidades estão em greve desde o mês passado e nesse dia 11 todo o funcionalismo federal também paralisa suas atividades. È uma greve forte que vem recebendo apoio massivo dos estudantes de todo o país.
Nesse momento de um pequeno transtorno para nossos futuros colegas, queremos esclarecer o que provoca essa greve e chamá-los a também apoiar.

As universidades viveram um processo importante de expansão com o decreto do REUNI em 2007. Mas infelizmente essa expansão não veio acompanhada de verbas nem de contratação de professores e técnicos administrativos suficientes para atender a nova demanda. A conseqüência disso é uma sobrecarga de trabalho de até 40% para os trabalhadores em educação das universidades, além de condições precárias de trabalho (falta de laboratórios, bibliotecas, papel higiênico etc). Exigindo melhorias salariais e no plano de carreira e ainda mais verbas para a educação pública que hoje as federais estão nessa forte greve.

Infelizmente a educação não é prioridade do governo Dilma, que investe 49% do orçamento no pagamento de juros da divida externa e apenas 2,9% na educação. Nosso país, os trabalhadores precisam de mais do que isso. Por isso estamos na luta por 10% do PIB para educação pública. Convidamos a todos para se somar a essa luta e garantir que os próximos anos da vida de cada um sejam com um ensino de qualidade, com assistência estudantil e professor suficiente para uma formação adequada.

Comissão Executiva Nacional da ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livres)