Juros de empréstimos ao consumidor são os mais baixos desde julh

24/03/2010

As taxas de juros cobradas nos empréstimos para pessoas físicas apresentaram redução de 1,1 ponto percentual na passagem de janeiro para fevereiro e chegaram a 41,9% ao ano.

Segundo dados divulgados, nesta terça-feira (23), pelo Banco Central, esse é o menor patamar da série histórica iniciada em julho de 1994.

No caso das empresas, a redução foi de 0,6 ponto percentual, para 25,9% ao ano.

A taxa geral anual passou de 35,1%, em janeiro, para 34,3%, no mês passado, o menor nível desde dezembro de 2007.

A taxa de juros cobrada pelo uso do cheque especial também apresentou redução - de 1,6 ponto percentual - para 159,5% ao ano.

O crédito pessoal, que inclui operações consignadas em folha de pagamento, teve redução de 1 ponto percentual, para 43,8% ao ano.
No caso dos financiamentos de veículos, a taxa passou de 25,2% ao ano, em janeiro, para 24,1% ao ano, no mês passado.

A redução nas taxas veio acompanhada de queda da inadimplência. A taxa total passou de 5,5%, em janeiro, para 5,3%, em fevereiro deste ano.

Para as pessoas físicas, a redução foi de 0,4 ponto percentual e a taxa ficou em 7,2% no mês passado. No caso das empresas, houve ligeira queda, de 0,1 ponto percentual, para 3,7%.

Na metodologia do BC, é considerado inadimplência o atraso superior a 90 dias.

O spread geral - diferença entre a taxa de captação e a aplicada na hora de conceder o empréstimo ao tomador final - passou de 25,1 pontos percentuais, em janeiro, para 24,3 pontos percentuais, em fevereiro.

Para as pessoas físicas, o recuo foi de 1 ponto percentual, para 30,8 pontos percentuais. No caso das empresas, a redução foi de 0,6 ponto percentual para 16,9 pontos percentuais.