FASUBRA presente na Conferência Nacional de Educação

25/03/2010

O temário da Conferência Nacional de Educação (CONAE) será: “Construindo o sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”, e são esperados participantes vindos de diversas localidades do país. A Conferência será realiza entre os dia 28 de março e 1 de abril, em Brasília/DF.

A Conferência Nacional de Educação (CONAE) conta com representantes dos mais variados segmentos e setores, envolvidos direta ou indiretamente com a educação nacional.

O conteúdo desta Conferência é a Educação Básica, a Educação Profissional e a Educação Superior, cuja discussão temática envolveu todas as etapas e modalidades de ensino.

As entidades de base da Federação e os participantes do evento poderão visitar o estande da FASUBRA, na CONAE, para receber informações referentes ao Evento.

O SINDIFES será representado na Conferência pelas delegadas Emilia de Fátima Durães e Rosangela da Silva Santos que participaram das etapas municipais e estaduais.

Etapas regionais

A CONAES foi precedida de Conferências Municipais, previstas para o primeiro semestre de 2009, e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal programadas para o segundo semestre do mesmo ano.

A Comissão Organizadora Nacional é integrada por Federações, Confederações, Entidades Estudantis, de Pais, Comunidade Científica, Movimentos Sociais, Centrais Sindicais, Entidades dos dirigentes Estaduais, Municipais e Federais da Educação, e por representantes das secretarias do Ministério da Educação, da Câmara, do Senado, do Conselho Nacional de Educação, que atuam na área da educação.

Estande da FASUBRA Sindical

O estande fica perto da brinquedoteca.

Tema central e eixos temáticos

Além do Tema Central, a CONAE terá seis Eixos Temáticos. Para cada Eixo Temático, serão organizados vários Colóquios com o propósito de garantir aprofundamentos teóricos necessários à análise das propostas, bem como para subsidiar as deliberações da Conae.

Tema central

Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação

Eixo temático I - Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional

Eixo temático II - Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação

Eixo temático III - Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar

Eixo temático IV - Formação e Valorização dos Profissionais da Educação

Eixo temático V - Financiamento da Educação e Controle Social

Eixo temático VI - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade

Os colóquios de todos os eixos você pode visualizar no Folder que está em anexo abaixo da matéria.

Outras informações no site http://conae.mec.gov.br/