Servidores da UFMG entram em greve por 30 Horas Semanais

31/05/2012

Os trabalhadores Técnico-Administrativos  da UFMG  estão em Greve desde o dia 21 de maio, deflagrada por mais de 500 pessoas, presentes à Assembléia Geral da Categoria, realizada na Escadaria da Reitoria, que deliberou pela entrada no movimento.

Segundo Cristina del Papa, coordenadora-geral do SINDIFES, o momento de se discutir as Políticas de Recursos Humanos na UFMG é este, pois estão alterando as relações de trabalho de uma Categoria sem consulta-la e sem debater os motivos e impactos.

Amanhã, quinta-feira, será realizado um ato com toda a Categoria para participar do Ato Público em Favor da Flexibilização da Jornada de Trabalho na UFMG. A mobilização será a partir das 9h e posteriormente haverá uma caminhada até o Instituto de Geociências da UFMG.

Com uma pauta eminentemente interna, a Greve tem os seguintes  eixos:

1)  Discussão  e implantação  da  jornada flexibilizada  –  30  horas  semanais  –  sem redução de  salário;
2) discussão  e  implantação  de  uma  política  efetiva  de  gestão  de pessoas  contemplando  os  5  eixos  da  política  indicada  pelo governo federal (democratização das relações de trabalho; diretrizes de carreiras; gestão por competências e avaliação de desempenho; saúde, revidência e benefícios do servidor; sistemas e processos em gestão de pessoas);
3) Contra a forma autoritária de implantação do ponto eletrônico no Hospital das Clínicas e nas demais nidades/setores da UFMG;
4) Abertura de discussão e aprovação pelo Conselho Universitário do Voto Paritário Proporcional;
5) Contra a implantação da EBSERH.

Esta pauta já foi protocolada diversas vezes na reitoria e na PRORH, assim como os itens constantes na pauta de reivindicações internas, divulgadas no site do Sindifes.