FASUBRA marca presença em audiência sobre cotas raciais

30/05/2012

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, realizou na última terça-feira (29), uma audiência pública com o objetivo de celebrar os 10 anos de implantação da Lei estadual nº 3.708/01, que instituiu o sistema de cotas nas universidades (UFRJ e UENF). A Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (FASUBRA), marcou presença na audiência que discutiu os resultados das cotas raciais na última década. A reunião aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A mesa diretiva contou com a participação de Lucas Ramalho Maciel, representando o Ministério da Educação (MEC), de Olívia Santana, vereadora e ouvidora da Câmara Municipal de Salvador, do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), Mário Lisboa Theodoro, secretário executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), André Luiz Vitral Costa, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Fernando Benício, representando a Educa Afro.

A audiência foi uma iniciativa do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), integrante da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, após dez anos da inclusão de negros e pobres nas universidades brasileiras, órgãos governamentais começam a implantar políticas de igualdade racial, aprovar leis contra a intolerância religiosa e, no ano passado, foi aprovado o Estatuto da Igualdade Racial.  "Temos que aproveitar o acúmulo teórico produzido com essa temática para avaliar e propor mais avanços, pois 500 anos de exclusão não se resolve dez anos", afirmou o deputado.

Para Charles Brasil, coordenador de Raça e Etnia da FASUBRA, a participação da federação é essencial no processo de construção de uma universidade pública cada vez mais democrática, igualitária e antirracista. “O sistema de cotas raciais já foi implementado em várias universidades e seus resultados são extremamente positivos. Os cotistas, muitas vezes, tem obtido notas superiores aos do não cotistas, o que tem realizado comprovada mudança nos meios sociais onde os mesmos estão inseridos,  tornando-se exemplo em suas cidades e comunidades. Diante disso, a FASUBRA como instituição que fomenta a melhoria dos processos da educação federal, em todos os seus âmbitos, não poderia ficar de fora dessa discussão”, salienta Charles.