Alunos e servidores participam de oficinas do Circuito da Saúde

18/05/2012

A aluna do curso de Engenharia de Materiais Patrícia Pereira Guimarães, 19 anos, e o técnico-administrativo José Alvarenga dos Santos (foto), 59 anos, têm mais em comum do que apenas o CEFET-MG, local de estudo da primeira e de trabalho do segundo. Ao participarem do Circuito Saúde 2012 – Unidade SIASS CEFET-MG, ambos descobriram o próprio tipo sanguíneo e como estão alguns aspectos importantes da saúde.

Patrícia Guimarães descobriu que tem fator sanguíneo A+, mas avaliou que a oficina mais relevante para ela foi a do teste de glicemia capilar. “Muitas pessoas da minha família têm diabetes, mas nunca tinha feito o teste. Como este estava muito acessível fiz”, observou. José Alvarenga participou de várias oficinas e ficou contente ao saber que é do grupo sanguíneo O+. De acordo com técnico-administrativo do CEFET-MG, todos seus exames foram satisfatórios. Ele ressaltou que provavelmente não faria as verificações de saúde se não tivesse a possibilidade de fazê-las todas em um mesmo lugar em um curto espaço de tempo como no evento.

Em estandes montados no hall da cantina, servidores, estudantes do CEFET-MG e público externo participaram de atividades que visavam avaliar aspectos físicos ou passar informações sobre saúde e bem-estar. O Serviço Social do Comércio ofereceu serviços como teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, determinação do grupo sanguíneo e fator RH e orientação sobre saúde bucal. Já na oficina Fiocruz, o público teve a oportunidade de experimentar uma relaxante Quick Massage.

Na Oficina de Saúde da Polícia Rodoviária Federal, as pessoas puderam verificar a acuidade visual e auditiva por meio de exames como os realizados para os candidatos a obtenção de carteira de motorista. Segundo a policial Dalva Lúcia, o objetivo é que aqueles que encontrem dificuldade nos testes busquem ajuda profissional. “Isso pode alertar as pessoas para procurar um médico e fazer outros exames”, disse. Além disso, a corporação também exibiu um vídeo sobre acidentes de trânsito causados por problemas de saúde.