Duas das 11 universidades federais de Minas aderem à paralisação

17/05/2012

Jornal O Tempo - Edição do dia 17/05/2012

Professores de várias universidades federais ficaram fora da sala de aula nesta quinta (17). Segundo a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior, a paralisação será por tempo indeterminado. A greve pode atingir pelo menos dez instituições em nove estados. Na manhã desta quinta, universidades do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná e Pernambuco tiveram aulas comprometidas.

De acordo com o portal ´G1', em Minas duas das 11 universidades federais aderiram à paralisação. Na Universidade Federal de Lavras (Ufla), cerca de 500 professores não trabalharam e 9 mil alunos. A Ufla tem 30 cursos de graduação (seis à distância) e 48 de pós-graduação, 28 de mestrado e 20 de doutorado.

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) também participa da mobilização da categoria. Os grevistas devem fazer um ato público no centro da cidade às 15h desta quinta e depois farão uma passeata até a reitoria da universidade para entregar a pauta de reivindicações. A Universidade Federal de Itajubá faz nesta quinta (17) uma paralisação de 24 horas e decidiu se juntar ao movimento nacional da categoria a partir de segunda (21).

A categoria reivindica carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35), e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho. O Ministério da Educação não se pronunciou sobre o movimento grevista.

Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, algumas informações na imprensa divergem sobre quais universidades aderiram à greve e a lista oficial será divulgada apenas às 15h desta quinta (17).