Dia do Trabalho é comemorado com poesia na UFMG

26/04/2012

Pesquisadores da Faculdade de Letras da UFMG celebram o Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, com o lançamento de Poemas brasileiros sobre trabalhadores: uma antologia de domínio público, uma antologia eletrônica de poemas brasileiros em que os trabalhadores são o tema principal. O objetivo da obra é relembrar, sistematizar e divulgar uma parte da cultura que faz de trabalhadores, personagens do povo, os protagonistas de muitos versos. A antologia inclui textos de Alvarenga Peixoto, Augusto dos Anjos, Castro Alves, Cruz e Souza, Fagundes Varela, Luiz Gama, Machado de Assis, Maria Firmina dos Reis, Olavo Bilac, Tomaz Antônio Gonzaga e Vinicius de Moraes.

A antologia de poemas foi organizada por pesquisadores da UFMG que desenvolvem na Faculdade de Letras, há três anos, análise linguística de discursos sobre trabalhadores, incluindo o discurso literário, além do jornalístico, histórico e educacional. Coordenado pelos professores Antônio Augusto Moreira de Faria e Rosalvo Gonçalves Pinto, o Grupo de Estudos em Linguagem, Trabalho, Educação e Cultura (Lintrab) envolve estudantes de graduação, que fazem sua iniciação científica, e de pós-graduação – especialização, mestrado e doutorado.

Como destacam os coordenadores do projeto na introdução do livro, “o trabalho humano consolida hábitos, valores, crenças – cultura, enfim”. Daí a importância de estudar textos que tragam em primeiro plano personagens trabalhadores e a temática do trabalho. A distribuição gratuita na internet (http://www.letras.ufmg.br/vivavoz/data1/arquivos/poemastrabalhadores-site.pdf), por sua vez, busca contribuir para a difusão dos textos, tornando-os facilmente acessíveis aos próprios trabalhadores, como também a estudantes e outros interessados no assunto.

Os autores que integram a antologia faleceram há 70 anos ou mais e, por isso, suas obras são legalmente consideradas de domínio público. A exceção é Vinícius de Moraes (1913-1980), cujos herdeiros de direitos autorais liberaram antecipadamente parte da obra para publicações sem fins comerciais, por meio da Coleção Brasiliana (
www.brasiliana.usp.br), do Instituto de Estudos Brasileiros, sediado na USP.

Outras informações podem ser obtidas com Juliana Soares, uma das estudantes organizadoras da antologia, pelo telefone
(31) 8843-2865 e pelo e-mail lintrab@ufmg.br.