Encontro dos Movimentos Sociais

26/04/2012

Por um Projeto Popular para o Brasil

2011 ficou marcado como um ano de luta e organização dos/as trabalhadores/as em Minas. Retomamos o caráter combativo do 1º de maio, com a realização do 3º Encontro dos Movimentos Sociais que, com o tema “Minas não quer choque, quer terra, trabalho e educação”, veio denunciar a farsa do choque de gestão e do projeto em curso nos nove anos de governo tucano no estado. Outro importante momento foi a heróica greve dos/as trabalhadores/as da educação, que mobilizou diversas organizações e mostrou a força que nossa classe possui quando se propõe a caminhar com base na unidade e na solidariedade. Ainda tivemos a campanha salarial de diversas categorias (eletricitários, bancários, rodoviários, técnicos-administrativos federais, entre outros); as lutas camponesas; mobilizações estudantis; a resistência das ocupações urbanas... Foi um ano importante, de aprendizado e luta.

Portanto, 2012 não podia começar diferente. Já no dia 28 de janeiro realizamos a primeira Plenária dos Movimentos Sociais do ano, que contou com mais de 100 militantes de aproximadamente 50 organizações. Nessa Plenária decidiu-se que este será mais um ano de muita luta, unidade e articulação dos movimentos sociais de Minas. Foi um momento de analisarmos coletivamente a conjuntura atual, de levantarmos quais são os desafios comuns e de traçar um plano de atuação para o período. Assim, ficou decidido que a principal tarefa para o primeiro semestre será repetir o sucesso do 1º de maio do ano passado, e realizar o 4º Encontro dos Movimentos Sociais.

Desde então, as diversas organizações que aprenderam que “quem luta, educa” estão empenhadas na preparação desse importante evento. Estamos nos reunindo a cada quinze dias para definirmos coletivamente o tema, a programação, o caráter político e tudo aquilo que diz respeito ao 4º Encontro. Também já nos dividimos em comissões de trabalho (infra-estrutura e articulação política; cultural e mística; e comunicação e mobilização) que estão desenvolvendo suas atividades específicas.

O 4º Encontro dos Movimentos Sociais acontecerá entre os dias 27 e 30 de abril, em Belo Horizonte. Com o tema “por um Projeto Popular para o Brasil - em defesa dos nossos direitos e contra as privatizações”, queremos trazer o debate sobre a necessidade de apresentarmos um projeto próprio de nossa classe, que atenda aos interesses do povo mineiro, e que se coloque contra todo tipo de privatização e precarização, característicos do projeto da elite. O Encontro se desenvolverá sobre quatro grandes eixos temáticos: 1) as privatizações e o mundo do trabalho; 2) educação e juventude; 3) soberania popular e reformas estruturais; e 4) a vida das mulheres.

Também queremos que o 4º Encontro seja um momento de valorização da cultura popular. Estão sendo preparadas atividades culturais para todos os dias do evento. A arte, a mística e a convivência durante o Encontro são fundamentais para avançarmos em nossos desafios.

Todos/as que se identificam com a proposta e queiram se inserir na construção do evento serão muito bem vindos/as! O contato com a organização do Encontro pode ser feito pelo e-mail quemlutaeduca@gmail.com. Nossas canais oficiais de comunicação são o Portal Minas Livre (www.minaslivre.com.br/encontromovimentossociais) e, no facebook, o perfil Quem Luta Educa (www.facebook.com/quemlutaeduca).

Confira a programação* do 4º Encontro dos Movimentos Sociais

Dia 27/04

Abertura - O que é o 4º Encontro dos Movimentos Sociais

- Noite dos Violeiros: Pereira da Viola e Bilora

Dia 28/04

Minas, Brasil e o mundo - Cenário atual:

• João Pedro Stédile (Via Campesina)
  • Beatriz Cerqueira (SindUTE-MG)
  • Gladson Reis (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas)
  • Maximilian Sánchez (embaixador da Venezuela no Brasil)

Painel Educação - Piso Salarial e 10% do PIB:

• Marilda Abreu (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
  • Ana Penido (Levante Popular da Juventude)
  • Júlia Raffo (Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande BH)
  • Marina Dal Monte (União Estadual dos Estudantes de MG)
  • Maria da Consolação (Marcha Mundial das Mulheres)

- Roda de conversa das mulheres

- Noite da Juventude: Graveola e o Lixo Polifônico, A Corte Convida e Veneno H2

Dia 29/04

Painel Privatizações - "A solução é vender o Brasil?"

• Jairo Nogueira (Sindieletro-MG)
  • José Maria dos Santos (Sindágua-MG)
  • Joceli Andrioli (Movimento dos Atingidos por Barragens)
  • Bruno Pedralva (Fórum de Defesa do SUS de MG)
  • Marcelo Schimdt (Sindicato Nacional dos Aeroviários)
  • Padre José Geraldo (Rede Nós Amamos Neves)

Painel Soberania - Reformas estruturais e a Cúpula dos Povos (Rio +20)

• Enio Boneberg (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)
  • Leonardo Péricles (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas)
  • Márcio Camargo (Movimento dos Trabalhadores Desempregados)
  • Representante a confirmar (Brigadas Populares)
  • Maria Tereza (Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela)
  • Sonia Mara Maranho (Cúpula dos Povos)

Noite do Samba: Aline Calixto e Margarida

Dia 30/04

Quem Luta Educa - Plataforma de lutas dos movimentos sociais

Ato público de encerramento - Viva o 1º de maio!