Propostas para nova etapa de expansão das universidades federais

24/04/2012

Um novo programa de expansão, excelência e internacionalização das universidades federais foi proposto na última semana pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O documento engloba nova etapa de construção estratégica das instituições, contemplando a excelência no âmbito da graduação, da pós-graduação, da internacionalização e da modalidade a distância, considerados elementos essenciais para novo ciclo de crescimento estratégico na educação.

As diretrizes resultaram de amplo trabalho desenvolvido por meio de reuniões e seminários da Andifes, de diversas áreas do conhecimento e de segmentos sociais.
O núcleo das diretrizes é o respeito à autonomia universitária, de modo que cada instituição deve decidir, dentro dos parâmetros estabelecidos para o sistema, qual seu projeto e incluí-lo nos PDIs.

A proposta agora será apresentada para debate nas comunidades universitárias, no parlamento, com o governo e com os diversos atores sociais interessados.

O evento de apresentação da proposta, realizado no dia 18 de abril, em Brasília, contou com a presença de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, UNE, Fasubra, Andes-SN, Proifes, ANPG e deputados federais, além de reitores e pró-reitores de universidade de todo o país.