Trabalhadores da saúde estadual fazem paralisação e assembleia

24/04/2012

Dentre as reivindicações, reajuste salarial para todos profissionais da saúde, revisão do plano de carreira, pagamento de direitos trabalhistas e redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais para todos sem redução salarial.

Nesta quarta-feira (25), os trabalhadores do sistema estadual de saúde de Minas Gerais irão paralisar as atividades durante todo o dia e, a partir das 14 horas, se reunir em assembleia geral no Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para dar prosseguimento à campanha salarial 2012. Dentre as reivindicações, destaque para reajuste salarial para todos profissionais da saúde, revisão do plano de carreira, pagamento de direitos trabalhistas e redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais para todos sem redução salarial.

O governo do Estado, que no ano passado concedeu apenas 10% de reajuste, quer empurrar para o segundo semestre ou mesmo para 2013 as negociações que havia prometido para esse ano. Em 2011, os profissionais da saúde fizeram uma greve que durou 18 dias e foi suspensa com o reajuste concedido e com a promessa do governo de reabrir as negociações dos outros pontos. Porém, tudo foi adiado para esse ano.

Os trabalhadores da saúde estão insatisfeitos com os péssimos salários praticados, o não pagamento de direitos trabalhistas (como vale-transporte, adicional noturno, insalubridade, adicional de urgência), o plano de carreira defasado que não indica perspectivas de evolução na carreira, a sobrecarga de trabalho, a extensa jornada e as péssimas condições de trabalho.

Participarão da paralisação e da assembleia trabalhadores da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), Escola de Saúde Pública (ESP), Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Ônibus irão trazer servidores de várias cidades de Minas.

PARALISAÇÃO E ASSEMBLEIA GERAL DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DE MINAS GERAIS

DATA: 25 de abril, quarta-feira

HORÁRIO DA PARALISAÇÃO: todo o dia

CONCENTRAÇÃO: Portaria do Hospital João XXIII a partir das 9 horas