Fórum Sindical pede mais investimentos em segurança do trabalho

23/04/2012

O Coordenador Nacional do Fórum Sindical dos Trabalhadores, José Augusto da Silva Filho, defendeu nesta segunda (23), em audiência no Senado, a adoção de políticas efetivas para melhorar a segurança no trabalho. Ele afirmou ser necessário promover campanhas educativas e pediu o fortalecimento do Ministério do Trabalho, que, como observou, conta atualmente com um auditor fiscal do trabalho para cada três mil empresas.

- Lei não falta. O que falta é investimento e comprometimento – ressaltou o coordenador.

José Augusto citou dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), segundo os quais morrem por ano cerca de três mil pessoas em acidentes de trabalho no país, ao custo de R$ 32 bilhões para o Estado.

Segundo José Augusto, os riscos são maiores para os trabalhadores terceirizados. Em cada 10 acidentes, disse ele, oito ocorrem em empresas que utilizam mão de obra terceirizada.

Ele participa de audiência pública, promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), sobre o Dia Internacional em Memória às Vitimas de Acidentes do Trabalho, cuja data oficial é 28 de abril.