Campanha Salarial Emergencial - 25/4

20/04/2012

O SINDIFES convoca todos os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG a paralisarem suas atividades nesta quarta-feira, dia 25, e aderirem ao Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos Federais. Na segunda-feira, dia 23, serão divulgadas as atividades para o dia de luta.

A Paralisação tem como objetivo chamar a atenção do Governo Federal (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério da Educação) para a pauta de reivindicações da Categoria dos TAE´s, já protocolada nos ministérios e objeto de negociações com o Governo.

A FASUBRA tem se reunido frequentemente com os representantes do Governo, porém até hoje não foram apresentadas propostas de recomposição salarial, ampliação do piso, data base, aprimoramento da Carreira e demais pontos igualmente importantes. Desde 2011 a Categoria está sem reajuste – o último foi em 2010, fruto do acordo da Greve de 2007 – e não há qualquer perspectiva para 2012. Por isto, é importante construir uma mobilização forte e capaz de garantir recursos financeiros para a recomposição salarial em 2013.

Somente por meio da luta e da mobilização podemos superar a atual política do governo que se recusa a garantir condições dignas de trabalho e de vida aos Servidores Públicos Federais. Inclusive, em reunião realizada no dia 17 de abril, entre representantes da Direção Nacional da FASUBRA, MEC e MPOG, o Governo foi taxativo em afirmar que não tem pretensão de dar aumento para os servidores públicos federais, porque a classe tem “crédito”, devido à recomposição salarial realizada no Governo Lula.

Analisando somente os salários, podemos perceber que o arrocho que está sendo imposto é de 22,92% - somando as inflações (índice IPCA) de 2010, 2011 e as projeções de 2012 e 2013. Na prática, em 2013, se não conquistarmos reposições, nossos salários comprarão apenas 4/5 do que compram hoje. É inadmissível aceitarmos este tratamento do Governo Federal. Não podemos voltar à era FHC que nos deixou oito anos em situação de quase miséria, período de maior endividamento da nossa categoria!

Só podemos melhorar este quadro nos mobilizando e abraçando coletivamente a luta e por isto o SINDIFES conclama suas bases para, juntas, fortalecerem o movimento nacional dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação.

No dia 25 de abril mobilize sua unidade/setor e paralise suas atividades pela Campanha Salarial Emergencial da FASUBRA:

• Elevação do piso
• Aumento do auxílio-alimentação
• Racionalização
• Reposicionamento dos Aposentados
• Anexo IV (Incentivos à qualificação e capacitação)

Campanha Salarial Unificada:

• Data base – 1º de Maio
• Política Salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salario base e incorporação das gratificações
• Cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolos de intenções firmados
• Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores
• Retirada dos PLP´s,MP´s e Decretos contrários aos interesses dos servidores públicos
• Paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas
• Reajuste dos benefícios

Calendário de atividades para o dia 25/4

UFMG

Assembleia às 10h na Escadaria da Reitoria da UFMG (em caso de chuva será realizada no saguão da Reitoria da UFMG)

Pauta: - Discussão sobre o Estado de Greve aprovado durante o XXI CONFASUBRA;

- Pauta de reivindicação;

- Retomada da campanha pelas 30h.

CEFET-MG

Unidade VII - Timóteo

Reunião com os Servidores da unidade.

UFVJM

9h Café da manhã para todos os TAE´s a ser realizado no prédio da reitoria do campus JK.
10h Debates sobre diversos temas de interesse dos TAE´s (propostas de temas enviadas por e-mail), em auditório a ser definido.
12h Término das atividades da parte da manhã e discussão pela necessidade de sua continuidade ou não das atividades na parte da tarde.
14h Atividades, se necessárias, a serem agendadas.

IFMG

Reunião com os Servidores da Reitoria - local a ser definido.