IFMG dá início à implantação do serviço de saúde no trabalho

16/04/2012

A Pró-Reitoria de Administração e a Diretoria de Gestão de Pessoas do IFMG estão dando início à implantação do Serviço Especializado em Engenharia e Saúde do Trabalho (SEEST). Ressalta-se que a atual situação dos campi, nesse sentido, é bastante heterogênea. Alguns campi já se encontram em fases mais avançadas de implantação das ações nessa área.

Basicamente, o objetivo é difundir a Segurança e Saúde do Trabalho em todos os níveis da instituição, incorporar uma política de saúde e segurança que visa garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro aos servidores. Nesse sentido, seguiremos as diretrizes definidas pelo Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor -  Siass,  visando a uniformização e padronização das condutas.

De acordo com o médico do Trabalho, Sérgio Luiz Affonso e a engenheira de Segurança do Trabalho, Silvana Nahas Ribeiro, “entre outras atividades, o SEEST implantará os programas exigidos pela legislação vigente, sobre Saúde e Segurança do Trabalho tais como PPRA, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PCMSO- Programa Controle Médico Saúde Ocupacional, Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a avaliação de Insalubridade e Periculosidade”.

Segundo eles, “em breve, serão realizados os Exames Médicos Periódicos. Isso permite avaliar a condição de saúde dos servidores e detectar precocemente doenças relacionadas ou não ao trabalho, por meio dos exames clínicos e avaliações laboratoriais gerais e específicas com base nos riscos (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, mecânicos, psicossociais, entre outros) a que estão expostos os servidores nas diversas atividades exercidas. Com isso, no período adequado, as datas para os exames serão divulgadas”.