Sociedade opina sobre UFMG por meio de questionário

13/04/2012

Cerca de sete mil pessoas já emitiram opiniões sobre a UFMG, em questionário disponível na internet.

Temas como o bônus para estudantes oriundos de escola pública, a adoção do Exame Nacional de Cursos (Enem) no processo seletivo e o papel das universidades públicas compõem a pesquisa, que pode ser respondida por toda a comunidade acadêmica e por pessoas sem vínculo formal com a Universidade.

Na versão anterior da pesquisa, realizada em 2005, 93% dos respondentes tinham ligação com a UFMG. “Esperamos que desta vez a participação externa seja maior”, comenta a professora Maria do Carmo Lacerda, diretora de Avaliação Institucional.

A iniciativa integra o processo de autoavaliação da UFMG no Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Extraídos de roteiro estabelecido pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) do Ministério da Educação, aos temas presentes no questionário aplicado anteriormente foram acrescidas questões sobre medidas e fatos recentes, como as mudanças no Vestibular, a instituição da Ouvidoria e os impactos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que criou cursos e expandiu vagas.

“Em qualquer circunstância, interessa à Universidade saber como a sociedade a percebe, aspecto importante quando se busca articular avaliação com planejamento, para aprimorar a instituição”, diz a professora, que também preside a Comissão Própria de Avaliação da UFMG.