Sind-UTE/MG realiza manifestação durante debate público na ALMG

12/04/2012

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) fez uma manifestação exigindo do governo do Estado o pagamento do Piso Salarial Nacional Profissional durante o debate público "O novo Plano Nacional da Educação e o Acompanhamento da Sociedade Civil", realizado na Assembleia Legislativa. A atividad, realizada na última segunda-feira (9) também teve o objetivo de instalar o Fórum Estadual de Educação.

Embora o debate fosse sobre educação, os atores sociais que estão na escola pública foram excluídos da discussão, uma vez que a Mesa foi composta sem a presença de profissionais da educação e de estudantes. Também não houve a participação da sociedade civil.

O Sind-UTE/MG também denunciou diversos problemas vividos pela categoria. As galerias e o plenário ficaram lotados de profissionais da educação. O Sindicato entregou aos presentes o Dossiê da Educação em Minas Gerais, documento que traz uma síntese da realidade da educação no Estado e denuncia a política de desvalorização sofrida pela categoria. Os/as trabalhadores/as em educação se manifestaram exibindo faixas e pratos de alumínio com o tema: A Educação Mineira tem fome de Piso Salarial, Carreira e de Qualidade.

Embora o nome do evento fosse “debate público”, após a secretária-adjunta de Estado da Educação, Maria Ceres Pimenta Spínola Castro, ter desistido de fazer a sua palestra cujo tema era: “O direito à educação e a participação da sociedade civil”, argumentando sobre a manifestação da categoria, o deputado Bosco encerrou as atividades sem que os presentes tivessem respeitado o seu direito à palavra.