Categoria cobra 10% do PIB para Educação

11/04/2012

Na manhã desta quarta-feira, dia 11, o XXI CONFASUBRA debateu sobre Educação e Seguridade Social. As exposições foram intercaladas de forma a compensar o tempo que foi utilizado ontem para a Análise de Conjuntura. O debate sobre educação abordou temas como PROUNI, investimento no setor e carreira dos Técnico-Administrativos em Educação, entre outros.

O ex-deputado Babá (PSOL-PA) criticou o baixo investimento em educação do Governo Federal e que devido a isto temos uma educação de baixa qualidade. Criticou também o PROUNI que ao fazer a renúncia fiscal está retirando dinheiro – cerca de R$ 2 bilhões nos últimos dois anos – que poderia ser investido na educação e no serviço público.

A coordenadora geral da FASUBRA, Leia de Souza Oliveira, lembrou que o Brasil ainda tem cerca de 13% de jovens analfabetos e que a FASUBRA defende que 10% do PIB seja aplicado na Educação para que seja possível reverter este quadro, melhorar e expandir o ensino público. Leia ainda afirmou que a luta da Categoria por melhores salários é justa e que o objetivo da Federação deve ser estipular o piso em três salários mínimos.

Sobre a universidade, a coordenadora, disse que através da política de cotas implementada pelo Governo Federal foi permitido que brasileiros, que não tinham acesso à educação superior, pudessem entrar na universidade. Para ela, porém, essa inclusão não veio acompanhada de investimento na qualidade da educação, que passa pelo investimento na ampliação também do número de trabalhadores, sendo necessária a realização de concursos para suprir a demanda de técnico-administrativos que se aposentaram, sem que seus cargos fossem, posteriormente, ocupados por novos servidores públicos.

Sandino Patriota questionou a política do Governo e afirmou que não há investimentos reais em Educação no Brasil. Ele ainda parabenizou a Categoria pela greve de 2011 que segundo ele teve coragem de enfrentar a intransigência do governo. As intervenções sobre as duas mesas terminaram por volta das 17h. O próximo tema do dia será Organização e Estrutura Sindical. No período da noite será votado o Regimento do Congresso e o Estatuto da Federação.