A importância do CONFASUBRA para a Categoria dos TAE´s

19/03/2012

Nesta semana começam as rodadas de Assembleias que irão eleger os delegados que representarão a base do SINDIFES (UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG) no XXI CONFASUBRA - veja o calendário. O Congresso será realizado entre os dias 10 e 15 de abril em Poços de Caldas, Minas Gerais e são esperados em torno de mil delegados de todos os cantos do Brasil.

O que é o CONFASUBRA e sua importância

O Congresso da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras é um momento ímpar no cotidiano de luta da Categoria dos Técnico-Administrativos em Educação. Durante o Congresso são decididas as estratégias políticas de defesa da Categoria. O CONFASUBRA também elege a direção nacional da Federação para o próximo biênio.

De acordo com o Regimento os objetivos do Congresso são:

I - Discutir amplamente as condições de vida, trabalho e salários dos (as) trabalhadores (as) das Instituições de Ensino Superior (IES) na defesa de seus interesses; II - Deliberar posições unitárias e formas de lutas dos (as) trabalhadores (as) técnico-administrativos na defesa de seus interesses; III - Discutir e adotar posições sobre Educação em geral e a Universidade em particular; IV - Discutir as formas de organização dos (as) trabalhadores (as) das IES, visando instrumentalizar o movimento sindical destes às exigências da realidade e das lutas políticas, econômicas e sociais dos (as) trabalhadores (as) em geral; V - Contribuir para a organização e consolidação das lutas unitárias dos (as) trabalhadores (as) da cidade e do campo; VI – Alterar o Estatuto de acordo com necessidades; VII - Eleger a Direção Nacional da FASUBRA Sindical.

Neste ano, o XXI CONFASUBRA tratará dos seguintes temas:

I - Conjuntura nacional e internacional; II - Organização e estrutura sindical; III - Relações de trabalho (EBSERH, Carreira, Terceirização); IV – Educação (Modelo de Universidade: autonomia, democracia, expansão e acesso, PNE);

V – Seguridade Social (Previdência, Aposentados, Saúde do Trabalhador).

Mesas de Interesse:

I - Mulher Trabalhadora; II - Raça (Ações Afirmativas no Mundo do Trabalho); III - Meio Ambiente; IV - Comunicação Sindical; V - Políticas sociais: LGBT; VI – Juventude; VII - Cultura, Esporte e Lazer; VIII - Formação Política.

Importância da participação nas Assembleias

Mesmo que não seja de interesse do Trabalhador ou Trabalhadora participar do CONFASUBRA, é extremamente importante que participe das Assembleias de retirada de delegados, pois nesta instância é que serão decididos os projetos, metas e políticas que serão apresentadas no Congresso. Na prática, você participa escolhendo os delegados que melhor representarão o interesse da Categoria durante a formulação de políticas e estratégias de luta.

O que os delegados farão no CONFASUBRA

Durante o CONFASUBRA serão realizados diversos debates com temas específicos. Nesta oportunidade os delegados poderão sugerir propostas, realizar defesas, propor encaminhamentos e votar propostas, tudo em função da busca da melhor estratégia para luta do próximo biênio 2012/2014.

Quem pode participar da assembléia, se candidatar e votar

Podem participar e votar nos delegados toda a Categoria, independente de ser filiado ao SINDIFES. Somente poderão candidatar-se os filiados que estejam em dia os direitos e deveres com o SINDIFES, conforme o Estatuto. A eleição será feita por chapas formadas nos locais das Assembleias. Os eleitores e candidatos só podem votar e serem votados na assembleia de sua localidade. Ou seja, servidores da UFMG lotados em Diamantina podem participar da votação/eleição na assembleia da UFVJM. As assembleias de instituições diferentes, mas na mesma localidade, como por exemplo, Belo Horizonte, os servidores só poderão participar da assembleia da instituição onde é lotado. Quem é da UFMG participa na UFMG, por exemplo.

Como serão eleitos os delegados

Serão admitidos como delegados ao XXI CONFASUBRA, com direito à voz e voto os trabalhadores eleitos em Assembleia Geral de suas entidades, segundo critério de representatividade de 10 (dez) presentes para cada delegado eleito e mais um para fração igual ou maior que 05 (cinco). O número máximo de delegados por entidade será calculado segundo a proporção de 01 (um) delegado para cada 100 (cem) trabalhadores na base ou fração maior ou igual a 50 (cinquenta), estando compreendidos como trabalhadores todos os que se enquadram no conceito de categoria previsto no art.1º, § 1º do Estatuto da FASUBRA desde que não contrarie o Estatuto da Base.

Quantos delegados a base do SINDIFES pode eleger

UFMG: 87 delegados

CEFET/MG: 11 delegados

UFVJM: 04 delegados

IFMG: 06 delegados

Outras informações na sede do Sindicato ou pelo telefone (31) 3441-0868, no Setor de Imprensa.

Participe, juntos somos fortes!