Ato contra a EBSERH

14/03/2012

A Categoria dos Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, junto com o corpo discente, realizou, na tarde desta quarta-feira, dia 14, um Ato Contra a Implantação da EBSERH na UFMG. Cerca de 200 manifestantes participaram da mobilização, que teve como objetivo conscientizar os representantes do Conselho Universitário dos males que a terceirização da gestão do Hospital provocará, sendo um deles a perda da Autonomia.

Antes da reunião, a coordenação do SINDIFES entregou aos conselheiros vasto material relativo à empresa - parecer contrário a EBSERH da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara; moção de repúdio do Conselho Nacional de Saúde e do Fórum Mineiro em Defesa do SUS, entre outros -, para subsidiar os mesmos no debate sobre a empresa. Segundo a coordenação do SINDIFES, os documentos são extremamente importantes para se ter uma compreensão real do que é a EBSERH e de como ela irá retirar a autonomia da universidade sobre o Hospital, além de precarizar o ensino, pesquisa, extensão e até mesmo os atendimentos aos casos de alta complexidade realizados atualmente.

Estudantes ocupam Conselho Universitário

Por volta das 16 horas, os estudantes que participavam do Ato decidiram, em Assembleia Estudantil, ocupar a sala do Conselho Universitário e interromper a reunião. De acordo com os alunos, a sessão deveria ser interrompida como protesto ao aumento das refeições do bandejão – de R$ 2,50 para R$ 3,75 –, aumento dos custos da moradia universitária e contra a EBSERH. Não houve conflito durante a invasão, que ocorreu de forma pacífica, mas a sessão foi suspensa logo após a entrada dos estudantes no recinto.

A ocupação não foi discutida com os outros segmentos e entidades que convocaram o Ato e desta forma, os TAE´s se organizaram para debater o que categoria faria na seqüência. A conclusão foi de que os trabalhadores TAE´s tradicionalmente não utilizam este tipo de estratégia sem discutir exaustivamente com a categoria. Ainda, o SINDIFES vem trabalhando o convencimento da comunidade universitária e dos conselheiros, realizando campanhas contra a EBSERH, discutindo e informando sobre os prejuízos que a implantação da mesma trará para toda a sociedade. Ainda, o entendimento dos presentes era de que a interrupção da reunião seria provisória, e posteriormente aconteceria em outro local, o que de fato aconteceu.

Mudança para a Unidade Administrativa III

Por causa da ocupação, a reunião  do Conselho Universitário foi mudada para a sala de reuniões da COPEVE, na unidade Administrativa III. Até o fechamento desta matéria, às 17h35, a EBSERH ainda estava sendo debatida, sem hora para concluir  e sem qualquer previsão sobre o rumo da questão. A EBSERH ainda é uma nebulosa para a UFMG, mas o SINDIFES continua atento, acompanhando o desenrolar da discussão.