UFMG discute práticas pedagógicas indígenas

09/03/2012

A Faculdade de Educação - FAE da UFMG realiza nos dias 14 e 15 de março a I Mostra de Práticas Pedagógicas Indígenas, com a participação de estudantes do Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas e convidados de outros cinco estados.

Segundo a coordenadora do colegiado do Curso, Shirley Miranda, “a mostra pretende socializar as práticas pedagógicas vivenciadas pelas comunidades e aproximar os 96 estudantes indígenas da UFMG dessas experiências”, comenta. Além disso, será um momento para troca entre os estudantes e outros povos indígenas, entre alunos e professores não-indígenas da FAE e de outras redes de ensino. O evento é aberto ao público.

Participam da mostra lideranças e professores representantes de comunidades do Acre, Roraima, Rio de Janeiro, Sul da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

No dia 14, às 19h, será a abertura da mostra com a exposição de fotos, vídeos, artefatos indígenas e uma instalação que remete à ambientação das salas de aulas das aldeias. A exposição continua na manhã do dia 15 e, às 14h acontece a mesa redonda sobre o Calendário sócio ambiental dos povos indígenas, com participação de professores do Acre e Roraima e representantes dos povos que estudam na UFMG.