HC é primeiro hospital público de BH a ter ressonância magnética

05/03/2012

Na próxima segunda-feira, dia 05 de março, às 9h, o Hospital das Clínicas da UFMG inaugura o Setor de Ressonância Magnética tornando-se o primeiro hospital público integrado à rede SUS, em Belo Horizonte, a realizar exames deste método diagnóstico. No mesmo dia, inaugura também a segunda etapa da reestruturação do Pronto Socorro e a instalação de novos equipamentos na Unidade de Apoio Diagnóstico e Terapêutica por Imagens (UFADTI).

Financiado pelo Ministério da Saúde, o aparelho de ressonância magnética custou US$ 1,474 mil (aproximadamente R$ 3 milhões de reais) e o espaço que o abriga recebeu mais de R$ 1,5 milhão em investimentos do Ministério da Saúde e do próprio HC.

O novo setor do HC irá beneficiar pacientes internados no hospital ou encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os exames de ressonância magnética permitirão maior agilidade e melhor capacidade resolutiva nas decisões diagnósticas de várias especialidades médicas, principalmente neurologia, ortopedia e angiologia, além de complementar informações fornecidas pela ultrassonografia e tomografia computadorizada.

Pronto Socorro

A segunda etapa da ampliação do Pronto Socorro do HC, que também será inaugurada na segunda, vai oferecer mais conforto e segurança aos pacientes e profissionais e adequar o Hospital a exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Vigilância Sanitária Estadual (VISA/MG). Foram investidos R$ 1,45 milhão, sendo R$ 1,2 milhão do Ministério da Saúde e o restante do próprio orçamento.

Na nova estrutura funcionará a Sala de Emergência, que foi ampliada de 09 para 12 leitos, separados por divisórias. A Observação Pediátrica também vai se instalar no novo espaço, passando de 8 para 15 leitos. A ala nova é de 460 m² e terá ainda salas de apoio, postos de enfermagem, salas de prescrição, sala de conversa com a família e sala para descanso médico. O ambiente conta com sistema de ar condicionado e cinco pontos para instalação de monitores de televisão.

A terceira e última etapa da obra será o espaço de Observação Adulto Masculina e Feminina, na ala Norte. As obras terão início neste mês com previsão de término em dezembro. A primeira etapa das obras foi Inaugurada em dezembro de 2008, quando foram trocados pisos, instalações hidro-sanitárias, redes elétrica e telefônica, além do condicionamento de ar dos consultórios. O espaço tem uma área de 550 m², onde funcionam a recepção, a qualificação de risco e os consultórios.

Novos equipamentos
A data também marcará a instalação de novos equipamentos na Unidade de Apoio Diagnóstico e Terapêutica por Imagens (UFADTI) do HC/UFMG, que passou por uma completa reestruturação. Foram investidos cerca de R$ 10 milhões para adequação do espaço físico, implantação do sistema de digitalização de imagens, instalação de novos equipamentos e o treinamento dos profissionais.

Além do Ministério da Saúde participaram com recursos o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), o Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG (PROHOSP), da Secretaria Estadual de Saúde, além de recursos próprios do Hospital das Clínicas.