Sind-UTE/MG homenageia SINDIFES e agradece apoio à greve de 2011

10/02/2012

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/MG) realizará uma homenagem ao SINDIFES e aos demais Sindicatos que contribuíram e apoiaram a greve histórica de 112 dias, realizada em 2011, pelos trabalhadores da educação do Estado de Minas. As homenagens serão prestadas durante o 9º Congresso do Sind-UTE/MG e 21º dos Trabalhadores em Educação, no dia 10 fevereiro de 2012, em Araxá, Minas Gerais. Representarão o SINDIFES as coordenadoras-gerais Cristina del Papa e Neide da Silva Dantas Mendes e o coordenador de relações de trabalho e carreira, Hélder de Castro Bernardes Barbosa.

Em 2011, a base do SINDIFES também estava em greve, e eram frequentes as participações e demonstrações de apoio mútuas durantes as Assembleias e Manifestações. Em agosto de 2011, após o governo de Anastásia (PSDB) judicializar a greve dos Sind-UTE/MG – que foi multado em R$ 10 mil por dia parado e chegou a pagar R$ 50 mil por dia – a CUT-Minas iniciou uma campanha de solidariedade, para que o Sindicato pudesse continuar seu movimento de resistência. A Categoria dos Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES que também via sua greve ser judicializada pelo governo federal, sentiu-se solidária e em Assembleia no dia 24 de agosto, aprovou doação ao Sind-UTE/MG. Com a campanha a CUT-Minas arrecadou mais de R$ 400 mil reais que possibilitaram a resistência e a vitória da classe trabalhadora ao final da greve.

O apoio dos sindicatos e dos movimentos sociais foi extremamente importante para que a Greve pudesse alcançar objetivos. O SINDIFES tem orgulho de ter participado e apoiado esta conquista que não foi apenas dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, mas de toda a Classe de Trabalhadores.