O boom dos pedidos de registros sindicais

15/03/2010

Geraldo Vandré, aquele do hit sindical "Caminhando e cantando e seguindo a canção..", ficaria orgulhoso. É que em 2009, o ministério do Trabalho protocolou 243 pedidos de novos registros de entidades que desejam representar alguma categoria profissional ligada ao funcionalismo. O número é o mais significativo de toda era Luiz Inácio Lula da Silva.

Nos cadastros do ministério há 9.122 organizações registradas. Dessas, 1.058 têm algum vínculo com o setor público.

A corrida pode ter milhares de explicações, mas os gurus do mundo sindical apontam duas como as principais.

A primeira tem relação com a cobrança do imposto sindical, que, por orientação do governo, passou a valer também para os servidores - logo, virou motivo de cobiça por parte de "sindicalistas profissionais".

A segunda tem a ver com uma certa fragmentação que acontece entre as categorias, especialmente no âmbito dos estados. Virou um cada um por si em algumas bases.