SINDIFES reivindica folgas do recesso de final de ano para HC

13/12/2011

O SINDIFES está tentando reverter as mudanças nas folgas dos Trabalhadores do Hospital das Clínicas e Anexos, referentes ao recesso de final de ano. No dia 7 de dezembro, após reunião do Conselho Universitário houve uma conversa da Coordenadora Geral do SINDIFES, Cristina del Papa, com o Reitor, Clélio Campolina, a Vice-Reitora, Rocksane Norton, e a Chefe de Gabinete, Ana Lúcia Starling, em que foi reivindicado que não haja perda das folgas do recesso de final de ano e das datas dos feriados por causa da implantação do ponto eletrônico.

Conforme informou Cristina del Papa, os Trabalhadores estão instatisfeitos e estressados com tantas mudanças que estão ocorrendo no HC, principalmente em suas jornadas de trabalho, sendo que a maioria delas tem gerado prejuízos. “As escalas já praticadas há anos respeitavam os períodos festivos e de confraternização dos finais de ano e davam aos trabalhadores a oportunidade de estarem, nesses importantes momentos, com seus familiares e amigos. O que estamos reivindicando é que estas folgas sejam mantidas, pois sua prática nunca gerou prejuízos à instituição nos 28 anos em que parte da categoria teve, extra oficialmente, a jornada de 30 horas”.

Prática do rodízio

No período de final de ano a Universidade, assim como os demais órgãos do serviço público federal, em geral trabalha em regimes de rodízios para todos os Trabalhadores. No Hospital das Clínicas, apesar de toda a especificidade da unidade, não pode haver um tratamento diferenciado do restante da UFMG.

O Reitor e a Vice-Reitora disseram compreender a situação. Segundo eles, o pedido é justo, ficaram sensibilizados com o mesmo e deverão estudar o assunto. Caso seja decidida alguma mudança, o Sindicato será imediatamente informado, e as alterações serão imediatamente comunicadas ao Hospital das Clínicas.

Ainda, o Sindicato agendou uma nova reunião para o dia 15 de dezembro, com a participação da Diretoria do HC. Na pauta da reunião, dentre outros assuntos estará e a reivindicação da manutenção das folgas e do recesso do final de ano para os trabalhadores do Hospital, de acordo com o que já é praticado na instituição.