Aprovada 31h15 para parte dos trabalhadores do HC

29/11/2011

A flexibilização da jornada de trabalho para somente pequena parcela dos servidores Técnico-Administrativos em Educação lotados no Hospital das Clínicas da UFMG, que trabalham na “cabeceira dos leitos”, foi aprovada em reunião do Conselho Universitário da UFMG realizada nessa terça-feira, dia 29 de novembro, na Sala das Sessões da Reitoria. A medida, que beneficia 947 trabalhadores – em sua maioria profissionais da área de Enfermagem - deixa de fora os outros 775 servidores, ou seja, grande parte da força de trabalho do Hospital das Clínicas da UFMG.

A jornada de 31h15 já estava em vigor no hospital universitário, aprovada oficialmente, desde o dia 16 de novembro, quando houve o início da aferição do ponto dos servidores através do relógio eletrônico. Ela havia sido instituída pelo Reitor da UFMG, professor Clélio Campolina, “ad referendum” ao Conselho Universitário, órgão de deliberação máxima da instituição e que define sobre temas desta natureza.

Manifestação

O SINDIFES convocou, para a data e horário da reunião, uma manifestação dos trabalhadores, com o objetivo de mostrar aos dirigentes da UFMG a disposição da categoria na luta pela jornada flexibilizada – 30 horas semanais – para todos, de forma isonômica e sem qualquer distinção. Entretanto, enquanto era organizada a forma de os manifestantes entrarem no prédio da Reitoria para acompanhar a discussão, duas matérias que estavam na pauta foram suspensas e iniciou-se a votação para aprovação da jornada de 31h15, que beneficiava somente parte dos servidores do HC.

Infelizmente, dois dos representantes dos TAE´s no Conselho – Cristina del Papa e Mário Garofolo – estavam negociando a entrada dos manifestantes no prédio da Reitoria. Como não houve manifestação contrária, a matéria foi aprovada.

Aspecto positivo

Na palavra livre, Cristina del Papa lembrou ao Reitor que, embora a aprovação traga tratamento diferenciado à significativa parcela dos servidores do Hospital, ela também tem seu aspecto positivo. “Houve o reconhecimento da legitimidade e legalidade da flexibilização da jornada”, enfatizou a coordenadora geral do SINDIFES. “Se o Conselho Universitário da UFMG deliberou por 31h15 para uma parcela dos trabalhadores utilizando o Decreto nº 4.836/2003 como referência, significa que ele é adequado às nossas demandas e pretensões e será a base do debate e da possível extensão da jornada flexibilizada para toda a nossa categoria”, afirmou. “Ainda, é importante lembrar que o Reitor assumiu no pleno do Conselho Universitário o compromisso, já anteriormente consensuado com a Diretoria do SINDIFES, de colocar na pauta do Conselho a questão das 30 horas para discussão. Isto acontecerá no início do próximo semestre letivo, e precisamos estar organizados para a disputa”, diz a coordenadora.

A luta continua

O momento é de fortalecer a luta, de buscar a união dos trabalhadores em torno dessa importante demanda e exercer ainda mais pressão sobre os gestores da UFMG. A coordenação do SINDIFES informa que ainda é necessário que as unidades que não concluíram o levantamento solicitado o façam o mais rápido possível, para que a realização das 30 horas como forma de protesto seja iniciado na Universidade, a partir de fevereiro próximo.

No início do semestre letivo de 2012, na primeira ou segunda reunião do Conselho Universitário, será pautado no órgão o tema das 30 Horas para toda a categoria. É fundamental que estejamos preparados para enfrentarmos com a força e a organização necessárias o embate com a administração da UFMG.