Adoçãoda jornada de 30 horas em estudo na UFPR

08/11/2011

A Comissão de Estudos para a implantação dajornada de trabalho de 30 horas apresentou ao reitor Zaki Akel Sobrinho orelatório final de trabalhos. O documento reúne todos os passos da comissão,tornando transparente cada ato. Na primeira reunião, foi pedida a opinião daspessoas sobre a jornada de 30 horas. A instigação levou os membros a pesquisaro assunto, e todas as descobertas de como isso é feito por outras instituiçõesforam compartilhadas eletronicamente entre os participantes, de forma que o documentofinal reflete esse amplo debate.

A mecânica de discussões tornou possível chegar aoresultado no curto prazo de 30 dias, acertado com o Comando de Greve e oSindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba,Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest). A adoção dajornada de 30 horas foi uma das reivindicações feitas na paralisação dostécnicos administrativos e que foi aceita pela Reitoria.

Muda jornada, não regime

Uma das principais dúvidas da comunidade acadêmicaé sobre alterações no salário. A presidente da Comissão, pró-reitora deGraduação Maria Amélia Sabbag Zainko, afirma que não, porque só muda a jornada,não o regime. "Existe embasamento jurídico, conforme apontado no documentoque
entregamos ao reitor, garantindo que podemosflexibilizar a jornada de trabalho, mantendo o mesmo regime anterior, demaneira que os salários são intocáveis, não sofrendo qualquer alteração".Ela diz que a grande mudança será na cultura organizacional, que vai buscar aeficiência pela otimização do uso da mão de obra disponível, com areorganização do processo de trabalho.

Entre as sugestões apresentadas, estão oslaboratórios multiuso e o redimensionamento das secretarias, que vão passar aprestar um atendimento coletivo, não mais particularizado para cadadepartamento. O objetivo é permitir que haja o atendimento contínuo nos trêsturnos em que
a universidade oferece aulas, dentro docomprometimento da instituição com a inclusão social. Com isso, a universidade receberáo público no horário em que ele pode ir até ela, e não ao contrário, como éhoje, em que os departamentos só ficam abertos em determinados horários.

Conselho Universitário

Ao receber o documento, o reitor agradeceu ao empenho da Comissão, que conseguiu realizar o extenso trabalho no curto períodode 30 dias, e disse que vai manter a celeridade do processo, convocando oConselho Universitário em reunião extraordinária para ainda neste ano avaliar aproposta. Se ela for aceita, a ideia é que a nova realidade comece a serimplantada no início do ano que vem. "Será uma nova era para aUniversidade Federal do Paraná, onde daremos respostas efetivas para acomunidade que precisa de nós", afirmou Akel.