SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Paulo Pimenta solicita inclusão dos vigilantes das universidades

12/03/2010
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF


Nesta terça-feira (9), o deputado federal Paulo Pimenta acompanhou uma comitiva, formada por representantes do quadro de vigilância das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), em audiência com o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Daniel Rocha. Na reunião, Pimenta solicitou a inclusão da categoria no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).

Conforme informou Paulo Pimenta, o Ministério da Justiça analisará o pedido através de um processo administrativo, que será aberto nos próximos dias. O objetivo é viabilizar a participação dos vigilantes nos cursos de ensino a distância do PRONASCI, possibilitando que a classe realize aperfeiçoamento em áreas como direitos humanos, utilização de armamentos não-letais e técnicas de abordagem.

“Hoje, as universidades deixaram de ser apenas centros de ensino e se transformaram em verdadeiros centros comerciais, abrigando lojas de conveniência, postos de combustíveis e instituições financeiras. Essa situação altera completamente o cotidiano das universidades que, além de professores e alunos, passam a receber um fluxo intenso de pessoas que buscam estes estabelecimentos. Dessa forma, é fundamental que os vigilantes estejam bem preparados e habilitados para enfrentar essa nova realidade das instituições de ensino”, salientou Pimenta.

Para Pimenta, a proposta do Ministério estimula a especialização dos vigilantes e, ao mesmo tempo, reconhece as atividades da categoria como funções da área de segurança pública. Ao final da reunião, o representante dos trabalhadores Técnico-Administrativos das Universidades Brasileiras, Mozarte Simões, comemorou o resultado da audiência, ressaltando que, atualmente, os vigilantes têm atribuições, praticamente, de polícia dentro das universidades, realizando investigações, perícias e, até mesmo, transporte de valores. " O que queremos é estar bem preparados para cumprir nossa rotina de trabalho. Promover o aprefeiçoamento da categoria, é fundamental para o bom desempenho de nossas tarefas", afirmou Mozarte.


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados