Greve no HC e anexos por 30h semanais

28/10/2011

Em Assembleia nesta quinta-feira, dia 27, no Auditório da Faculdade de Medicina, os Técnico-Administrativos em Educação aprovaram a deflagração de uma Greve de Resistência em favor da Flexibilização da Jornada de Trabalho para todo o Hospital. A Greve será iniciada no dia 1º de novembro, principalmente com os Trabalhadores dos laboratórios e anexos do HC-UFMG.

Um dos motivos da Greve é a perda da Redistribuição da Jornada de Trabalho por parte da Categoria. Um numero considerável de Trabalhadores dos ambulatórios e anexos cumpriam jornada de 30 horas semanais há três anos. Com as mudanças aplicadas pelo Conselho Diretor, esta parcela terá que voltar a cumprir a jornada de 40 horas. Esta alteração de carga horária tem gerado ansiedade, angústia e revolta, pois a vida destes Trabalhadores foi organizada em função da jornada de 30 horas. O aumento da jornada ainda proporciona mais desgaste físico e mental e aumenta a probabilidade de acidentes trabalhistas.

Diferente de outros períodos de Greve, desta vez a indicação é que todos mantenham a jornada 30 horas semanais comprovando, na prática, que é possível aplicar a Flexibilização da Jornada de Trabalho na instituição com melhorias no atendimento e na qualidade de vida dos trabalhadores. O movimento também é contra o ponto eletrônico, pois a Universidade já tem meios de controle das jornadas.

Informes locais

Os trabalhadores do Hospital informaram que a Direção da unidade divulgou a decisão do Reitor de conceder a jornada de 31h15 para uma parcela da Categoria. Esta decisão foi tomada ad referendum (pendente de aprovação), portanto ainda cabem discussão e votação no Conselho Universitário.

Debate

A Categoria questionou a decisão do Reitor de aprovar essa medida sem a discussão no órgão máximo da Universidade. Principalmente uma decisão que é contrária e prejudicial à Categoria. A aprovação ad referendum foi considerada antidemocrática e autoritária.

Nesta conjuntura, a Categoria decidiu iniciar um movimento de resistência e confronto a estes ataques e a esta falta de diálogo entre direção e trabalhadores. O encaminhamento aprovado por unanimidade foi o início de uma Greve no HC.

No dia 31 de outubro, haverá paralisação em toda a universidade e Assembleia na Escadaria da Reitoria às 9h com ponto de pauta principal a Flexibilização da Jornada de Trabalho.

No dia 1º de novembro, os Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação do Hospital das Clínicas irão realizar uma reunião para deflagrar a Greve em suas unidades. Os Trabalhadores deverão realizar jornada de seis horas, assinar a folha de ponto com oito horas, sendo que as duas horas restantes devem permanecer na sala do Sindicato, no 8º andar onde será instalado o Comando Local de Greve.

Encaminhamentos

• Assembleia dia 31 de outubro às 9h na Escadaria da Reitoria da UFMG. Caso esteja chovendo será realizada no saguão da Reitoria.

• Reunião dia 1º de novembro às 12h no Hospital das Clínicas – Auditório do 3º andar do HC-UFMG.

• Ações radicalizadas

• Orientação para que não haja o cadastramento das digitais para implementação do ponto eletrônico

• Criação de Comissão de Comunicação para propor textos para o Setor de Imprensa

• Abaixo Assinado de adesão a Campanha de Flexibilização da Jornada de Trabalho