Categoria delibera fim da Greve com retorno ao trabalho dia 26/9

23/09/2011

A Categoria dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Educação da base do SINDIFES deliberou em Assembleia, na manhã desta sexta-feira, dia 23 de setembro, o fim da Greve com retorno ao trabalho no dia 26 de setembro (segunda-feira), seguindo a orientação do Comando Nacional de Greve. Com esta decisão os trabalhadores devem retomar suas atividades e o clima de normalidade no âmbito das instituições da sua base - UFMG, CEFET-MG e UFVJM. A única unidade que terá um cronograma de retorno diferenciado será o Hospital das Clínicas, devido as suas especificidades.

Com o acatamento da orientação do Comando Nacional de Greve, o Comando Local será dissolvido e a Direção do SINDIFES volta a ter o comando político da entidade – durante os períodos de Greve as direções do SINDIFES e da FASUBRA repassam a responsabilidade dos comandos políticos para os integrantes do Comando Local e Nacional, que conduzem a luta das entidades.

Na avaliação do Comando Local, realizada em sua última reunião no dia 22 de setembro, “houve um equívoco do movimento em não acatar o documento enviado pelos Ministérios da Educação e do Planejamento garantido a negociação dos recursos para o ano de 2012. Segundo o documento aprovado pelos integrantes do Comando e referendado com alguns acréscimos pela Assembleia, todas as demais Categorias do Executivo Federal que se mantiveram nas mesas de negociações tiveram algum ganho financeiro. O documento ainda aponta as divergências ideológicas internas pelos grupos políticos representados na Federação como um dos problemas na condução do movimento, que não conseguiu fazer consensos nas divergências, o que dificultou as avaliações de conjuntura e por consequência as tomadas de decisões.

Entre as avaliações dos participantes da Assembleia a Categoria deve construir a unidade, independente das posições políticas tomadas durante a Greve, tendo em vista que, findo o movimento paredista, será aberta internamente uma nova frente de luta pela conquista da jornada de 30 horas, além de outras pautas emergentes.

Outro ponto importante foi o encaminhamento de que a luta por reajustes salariais não deve se encerrar com o fim da Greve, pois a FASUBRA e os Sindicatos de Base devem iniciar um processo de gestão junto ao Governo e Parlamentares para que seja possível pleitear, ainda, algum recurso para 2012. Como esta gestão não aconteceu no decorrer o movimento, é fundamental que após o retorno ao trabalho da categoria as direções busquem, com urgência, uma negociação com o Governo.

Na assembleia geral, foram feitos os seguintes encaminhamentos:

• Que a FASUBRA solicite ao Governo a retirada da ação de judicialização da Greve, após o seu término;
• Acrescentar à pauta de reivindicações a uniformização da jornada de 30 horas para todas as Instituições Federais de Ensino, assim como o MEC está se comprometendo com os trabalhadores dos IFET´s;
• Que a FASUBRA busque junto ao Governo a criação de uma Agenda para dar encaminhamento à pauta de reivindicações dos TAE´s;
• Fim da Greve com retorno as Atividade no dia 26 de setembro, segunda-feira. No HC-UFMG o retorno será gradual, devido às especificidades do local;
• Manter o estado de mobilização para conquistar a jornada de 30 horas para todos os TAE´s da UFMG e UFVJM, reafirmando também a jornada já conquistada no CEFET/MG;

Jornada de 30 horas para a UFMG e UFVJM

A Categoria ainda reafirmou a necessidade de se dar início a uma intensa Campanha pela Jornada de 30 horas para todos os Servidores TAE´s da Universidade, dado o momento político conjuntural, adequado para este embate. Já está marcada, para o dia 27 de setembro, terça-feira, às 14h30, na sala do 3º andar, no HC-UFMG, uma reunião ampliada para debater as estratégias da campanha, que começará pelo Hospital. O Sindicato está agendando Assembleia para a próxima quinta-feira, dia 29 no Campus Saúde, sobre este tema. Posteriormente informaremos o local e o horário.