Assembleia debaterá formas para resistir a implantação do ponto

20/09/2011

A Assembléia Geral desta quinta-feira, dia 22, que será realizada às 9h30 na Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Alfredo Balena, nº 110, Santa Efigênia) irá debater as consequências da implantação do ponto eletrônico biométrico (leitor digital) no Hospital das Clínicas da UFMG, segundo decisão do Conselho Diretor daquela unidade. Esta medida visa “facilitar” a fiscalização dos Servidores que realizam o Adicional de Plantão Hospitalar (APH).

Em reunião com a Direção do SINDIFES, o Reitor da UFMG, professor Clélio Campolina, para debater diversos assuntos, entre eles a imposição deste modelo de controle da jornada de trabalho no Hospital, informou que o assunto foi debatido no fórum dos diretores – um espaço informal onde os diretores debatem os problemas comuns às unidades – sendo que os mesmos afirmaram a disposição de fiscalizar o sistema de ponto em suas unidades. Alguns diretores também já se manifestaram contrários à flexibilização da jornada dos trabalhadores Técnico-Administrativos para 30 horas semanais, inclusive os de unidades onde a mesma já acontece, ainda que informalmente.

A Direção do Sindicato questionou junto ao Reitor a implementação do ponto eletrônico, explicando que a luta pela redução da jornada é uma reivindicação histórica da Categoria, e que a mesma é amparada por lei para instituições/órgãos que funcionam em três turnos, de forma ininterrupta. Essa luta encrontra respaldo legal no Decreto nº 4.836/2003, nas Portarias MEC nº 1.497/2008 e Ministério da Saúde nº 1.281/2006, na Lei nº 12.317/2010, além da luta que vem sendo travada no Congresso Nacional pelos trabalhadores da Enfermagem pela aprovação do PL nº 2.295/200.

Ainda, na UFMG, já existe o controle do ponto, com assinatura em folha, o que está radicado na cultura das Universidades. A Categoria não pode ser prejudicada com um retrocesso deste porte, em função da fiscalização da jornada dos Servidores que realizam o APH.

A coordenação do SINDIFES avalia que “a implantação do ponto eletrônico no Hospital das Clínicas somente reforçará a disposição dos demais diretores de adotar tal forma de controle. Por isso é necessário resistir a esse ataque que todos nós trabalhadores da UFMG estamos sofrendo”.

Assembleia

Dentro desta perspectiva, foi convocada uma Assembleia para que a Categoria possa discutir as consequências do ponto eletrônico diretamente com o diretor do Hospital das Clínicas, professor Antônio Luiz Pinho. O Gestor irá explicitar os motivos desta mudança no controle da jornada de trabalho e suas consequências imediatas para os trabalhadores – de todas as áreas, principalmente para aqueles que não têm o APH.

A Assembleia discutirá apenas as questões relativas ao ponto eletrônico. A pauta referente à Greve será debatida na Assembleia da sexta-feira, dia 23 de setembro, às 9h, na Escadaria da Reitoria.

PARTICIPE! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES