UFMG fará campanha no Dia mundial sem carro

20/09/2011

O uso racional de veículos particulares e os hábitos de locomoção de integrantes da comunidade universitária estarão em foco na próxima quinta-feira, 22, com a adesão da UFMG ao movimento Dia mundial sem carro.

A adesão da Universidade é parte da campanha Bocados de Gentileza, que busca promover mudanças de atitude, ao ressaltar a contribuição das pessoas para a boa convivência nos campi. Nesta primeira fase, a campanha tem abordado problemas relativos a trânsito, lixo e conservação das áreas verdes.

Segundo a pró-reitora adjunta de Administração, Eliane Ferreira, a presença da Universidade no movimento tem o intuito de estimular o uso consciente do automóvel e mostrar como o ambiente da Universidade pode ser utilizado de forma mais consciente, proveitosa e saudável.

Ações

No dia 22, um grupo de pessoas vai fazer o trajeto de cerca de onze quilômetros entre o centro de Belo Horizonte e o campus Pampulha a pé, de ônibus, de bicicleta e de carro. Todos terão o tempo de percurso cronometrado e irão relatar as dificuldades encontradas no caminho.

“A ideia não é estabelecer uma competição, mas observar as diferentes experiências e entender os pontos positivos e negativos de todas essas formas de deslocamento”, explica Eliane Ferreira. Durante todo o dia, atividades serão realizadas no campus, em uma das pistas da avenida Mendes Pimentel, no quarteirão mais próximo à Praça de Serviços, que será fechado ao trânsito.

Eliane Ferreira comenta que a Universidade sozinha não pode fazer muito, já que o problema de trânsito sentido no campus é um reflexo da cidade, em especial da falta de transporte público de qualidade. “Temos feito gestões junto à prefeitura, além de adotarmos iniciativas próprias”, informa, ao citar demanda encaminhada à professora Heloísa Barbosa, do Departamento de Transporte e Geotecnia da Escola de Engenharia, para que oferecesse panorama da circulação e da mobilidade no campus.

O resultado do trabalho, que será apresentado ao Conselho de Diretores, prevê, por exemplo, ocupação diferenciada da avenida Mendes Pimentel, com a construção de um bulevar e de ciclovias.

Outra medida em andamento é a compra de serviço terceirizado de estudo do tráfego interno, que oferecerá dados para revisões na sinalização e nas áreas de estacionamento do campus. “O edital está em fase de conclusão”, adianta Eliane Ferreira, ao destacar que a análise realizada pela equipe da professora Heloísa Barbosa ofereceu subsídios para que a Universidade soubesse o que incluir no edital.

“Eventos como este do dia 22 têm o intuito de sensibilizar a comunidade para o uso adequado de automóveis no campus, pois tudo o que fizermos pode ser neutralizado pelas circunstâncias, se as pessoas continuarem a aumentar o número de veículos particulares – em especial aqueles para uso individual – que chegam em busca de vagas de estacionamento”, adverte a pró-reitora adjunta de Administração.