CNG analisa marcha e reunião entre mpog e centrais sindicais

02/09/2011

Sobre a reunião, ocorrida dia 23 entre as centrais sindicais e a Secretaria de Recursos Humanos, os representantes da CUT, Lúcia Reis; da CTB, Fátima dos Reis; e da CSP Conlutas, Paulo Barela, informaram que as centrais atuaram no sentido de buscar reabrir a interlocução com o Governo, conforme solicitou o CNG.

De acordo a representante da CTB, o Secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, reconheceu a importância da intermediação pelas centrais sindicais e reafirmou que o Governo tem trabalhado com limitações no orçamento. Acrescentou que não existe um montante definido para atender às reivindicações, mas que seria necessário chegar a um acordo antes do dia 31 de agosto 2011, ou então pensar em efetivo reajuste só para 2013. Diante da exposição, a CTB explicou ao secretário que o prazo seria insuficiente, pois o procedimento histórico da FASUBRA é submeter às bases qualquer contraproposta apresentada pelo Governo, bem como a deliberação de dar continuidade ou suspender a greve, e que por isso, o CNG não pode tomar essa decisão unilateralmente.

Os informes repassados pela representante da CUT ratificam o relato da CTB, com a mesma afirmando que o Secretário insistiu que há limite orçamentário relevante diante da crise e do aperto fiscal, de forma que seria necessário implementar uma pauta emergencial. “Nessa mediação que a CUT está fazendo, no caso específico da FASUBRA, é para ver se conseguimos reabrir o processo negocial. Se a interrupção das negociações em greve não deu certo, agora é necessário outra alternativa”, afirmou, acrescentando que recentemente o Congresso Brasileiro ratificou a Convenção 151 da OIT, que assegura o direito das categorias profissionais negociarem com as atividades paralisadas.

O representante da CSP-Conlutas sugeriu à SRH, como alternativa honrosa, retomar as negociações, partindo do oferecimento de reajuste com efeito cascata, para que a categoria saísse da greve, o que, segundo ele, não foi aceito.