TAE´s em Greve fecham portão principal da UFMG

24/08/2011

Paralisação dos trabalhadores chega ao seu 80º dia sem previsão de encerramento

A Categoria dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais fechou o portão principal da UFMG – na Avenida Antônio Carlos – na manhã desta quarta-feira, dia 24, durante a manifestação nacional em Defesa do Serviço Público. No local foi panfletada uma carta aberta explicando os motivos da Greve dos TAE´s, que chega ao seu 80º dia sem previsão de encerramento. Além da panfletagem, a Categoria utilizou um carro de som para explicar o motivo do fechamento do portão da UFMG.

A manifestação teve como objetivo demonstrar a importância do segmento dos Técnico-Administrativos – que integra a Universidade juntamente com os docentes e estudantes –, sem o qual a instituição fica impossibilitada de cumprir funções vitais no ensino, pesquisa e extensão e assistência, uma vez que os trabalhadores atuam diretamente nas atividades fins da Universidade.

Dentro desta perspectiva, o Comando Local de Greve da UFMG decidiu fechar o portão principal da Universidade, como demonstração de que a falta de um trabalhador para cumprir uma simples tarefa, tal como a de “abrir” a Universidade, impossibilita todo o fazer de uma Instituição do porte da UFMG.

Com os dois portões de acesso fechados, o trânsito ficou lento na avenida Antônio Carlos. A entrada de pedestre foi permitida por uma das entradas onde era realizada a panfletagem. Integrantes do DCE-UFMG e do Sindiute-MG estiveram no local para prestarem apoio ao movimento.

A BHTrans permaneceu no local para orientar o trânsito durante a manifestação. Os portões foram reaberto por volta das 10h30.