TAEs da UFMG marcam nova Assembleia para definir qual chapa irão apoiar para a Reitoria

24/10/2017

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG decidiram na Assembleia desta terça-feira, dia 24 de outubro, que participarão do último debate oficial entre as chapas que concorrem à Reitoria da UFMG antes de decidirem qual chapa apoiarão. O debate será realizado nesta quarta-feira, dia 25, às 13h, no CAD 1. Também foram repassados os informes da Plenária da FASUBRA, do seminário LGBTI da Federação e do ato no Rio de Janeiro.

Ato em Defesa da Educação Pública na UERJ

No dia 19 de outubro foi realizado um grande ato Em Defesa da Educação Pública, na UERJ, no Rio de Janeiro. O ato contou com a participação da FASUBRA, ANDIFES, entidades sindicais ligadas aos Técnico-Administrativos e Professores, movimentos estudantis, movimentos sociais e parlamentares. A UERJ está em uma situação delicada financeiramente, pois os cortes estão atingindo até os servidores que tem recebido os salários parcelados e com meses de atraso. Para piorar, o Ministério da Fazenda recomendou ao estado do Rio que privatize a instituição ao invés de tentar recuperá-la.

De acordo com a coordenadora do SINDIFES, Cristina del Papa, após as falas na concha acústica da UERJ, o ato percorreu as ruas do Rio em direção ao Instituto Federal do Rio de Janeiro, que também sofre com os ataques do governo federal. Durante o trajeto, um policial militar atacou a passeata com quatro bombas (duas de efeito moral e duas de gás lacrimogêneo) o que gerou um correria e tensão. Alguns minutos depois, foi possível reorganizar e continuar o trajeto. “No Rio tem sido realizado atos semanalmente e a mídia não tem mostrado. É importante que estejamos juntos na luta, pois a situação deles não está muito longe da nossa”, lembrou.

Seminário LGBTI da FASUBRA

No dia 20, a FASUBRA realizou o Seminário sobre LGBTI. “No seminário explicaram o intersexo, que é o I da sigla. É parecido com hermafrodita, só que o sexo não externa e só se descobre se é homem ou mulher pelos cromossomos. A FASUBRA chamou o seminário devido a onda homofóbica que estamos passando. O ser humano continua sendo ser humano independente do sexo que escolhe ser. Temos que respeitar as opções”, explicou Cristina del Papa.

Movimento Grevista

Nos dias 21 e 22, a Plenária da FASUBRA discutiu sobre o movimento grevista e o adiamento do CONFASUBRA. Foi aprovado a deflagração da Greve para o dia 10 de novembro. “É um sexta-feira que vai acontecer uma paralisação nacional, chamada pelas centrais sindicais. Data que também será entregue um projeto substitutivo da reforma trabalhista”, disse a coordenadora. A data foi escolhida com o objetivo é unificar as lutas e impulsionar uma Greve Geral.

Segundo Cristina, o governo está tentando criar um ‘carreirão’, acabando com o PCCTAE, com o Incentivo a Qualificação, separando os aposentados (paridade salarial), aumentando a contribuição previdenciária para 14% e alterando o interstício de 18 para 24 meses; tudo isto por medida provisória. Caso estas medidas sejam publicadas, a FASUBRA irá convocar greve imediata em defesa da Carreira. O CONFASUBRA ficou adiado para a primeira semana de Maio de 2018.

Discussão sobre os candidatos

Após mais de 2h de debate sobre qual chapa apoiar para às eleições à reitoria da UFMG, foi decidido que a Categoria irá participar do próximo debate, dia 25 de outubro, às 13h, no CAD I e definirá sua posição em nova Assembleia no dia 27 de outubro, sexta-feira, às 9h (local será marcado posteriormente, mas ficará entre auditório ou escadaria da Reitoria).

Foi consenso da assembleia que será importante ouvir os candidatos no último debate antes de tirar uma posição unificada. Também foi defendida a união da Categoria para manter a força que foi demonstrada na última eleição, quando deu a vitória ao atual reitor.

A próxima assembleia começará, pontualmente, às 9h, e terá uma dinâmica diferente (com defesas dos candidatos), para garantir um bom quórum para a votação.