UFMG, CEFET-MG e IFMG aprovam indicativo de Greve para o dia 23 de Outubro

03/10/2017

Em Assembleia na manhã desta terça-feira, dia 10 de outubro, os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG aprovaram o indicativo de greve para o dia 23 de outubro. Desta forma, os delegados eleitos para representar a base na Plenária da FASUBRA, nos dias 21 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro, levarão esta deliberação para a Federação.

Com a aprovação do indicativo de greve pelos TAE da UFMG, falta somente a UFVJM deliberar sobre o indicativo. A assembleia na instituição está marcada para a quarta-feira, 11. Na UFMG, uma nova assembleia será marcada para a semana posterior à Plenária da FASUBRA, quando a conjuntura será reavaliada e decidido se o indicativo será mantido.

O movimento grevista será pautado na defesa das instituições federais de ensino públicas, gratuitas e de qualidade; na valorização dos servidores públicos; na manutenção dos direitos conquistados; contra a reforma da previdência; na revogação da reforma trabalhista e da lei da terceirização; contra as privatizações e por financiamento adequado dos serviços públicos.

Base do SINDIFES em Greve

No dia 4 de outubro, os TAE do CEFET-MG aprovaram o indicativo de greve para o dia 23; na avaliação realizada na Assembleia, é necessário resistir ao processo de desmanche da educação pública federal e lutar para que o governo Temer não acabe com os direitos conquistados.

Os TAE do IFMG, em Assembleia na última sexta, dia 6 de outubro, também aprovaram o Indicativo de Greve. A compreensão é de que cada vez mais o governo precariza os serviços públicos e, caso não haja resistência, universidades e institutos podem fechar as portas nos próximos anos. Para os trabalhadores, a greve tem o objetivo também de alertar a sociedade e abrir espaço para a discussão sobre a necessidade de uma educação pública de qualidade com financiamento adequado.

A UFVJM realiza assembleia nesta quarta-feira, dia 11 de outubro. A situação financeira da instituição é tão séria que já obrigou a redução de vagas para a entrada de novos alunos em 2018.

Caravana em Defesa da Educação Pública

No dia 19 de outubro haverá manifestação em Defesa das Universidade Públicas, no Rio de Janeiro, no campus da UERJ. A atividade busca fortalecer a unidade do campo da educação, sindical e estudantil, na resistência aos ataques promovidos pelo Governo Temer, bem como chamar a atenção da sociedade para a precarização da Educação.

A caravana sairá no dia 18 de outubro à noite do campus Pampulha da UFMG, e retornará a Belo Horizonte ao final das atividades. As inscrições devem ser feitas na secretaria do SINDIFES pelo telefone (31) 3441-0868.

Orientações aos caravaneiros:
- Utilize roupas leves e adequadas para caminhada;
- Use protetor solar;
- Leve boné ou chapéu para proteção;
- Se hidrate durante todo o percurso;
- Evite levar bens de valor;
- Não será permitida a participação de pessoas com problemas de saúde que estejam impossibilitadas de caminhar ou que possam ser agravados pela longa caminhada ou calor;
- Fique perto da delegação;
- Em caso de problemas, procure um dos diretores do Sindicato.

Debate entre as chapas concorrentes à reitoria da UFMG

O primeiro debate oficial entre as chapas candidatas à reitoria da UFMG acontece em 11 de outubro, às 13h, no auditório da Faculdade de Medicina, no campus saúde da UFMG.
O SINDIFES orienta que a Categoria participe do debate para que possa avaliar as posições das chapas concorrentes em relação das demandas da dos Técnico-Administrativos em Educação.