TAE fazem campanha pela doação de órgãos no HC-UFMG, nesta quarta, dia 27

25/09/2017

No dia 27 de setembro é comemorado no Brasil, como dia Nacional de Doação de Órgãos. A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT/HC), realizará neste dia - quarta-feira, no hall do HC uma campanha de conscientização sobre a importância da Doação de órgãos. O SINDIFES é apoiador da campanha ajudando nos produção dos materiais.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas do público interno e externo como profissionais, pacientes e acompanhantes que frequentam o Hospital das Clinicas.

“Atualmente, cerca de 40% das famílias recusam a retirada de órgãos para a doação. Para que esse percentual possa ser ainda menor, permitindo a realização de mais transplantes, é importante orientar as pessoas a falarem com sua família sobre o desejo de ser um doador e salvar vidas”, explica a médica consultora da SES-MG, Galzuinda Figueiredo Reis.

Dados de março deste ano indicam que 3.392 pessoas aguardam por um transplante no estado. Deste total, 2.352 esperam por um rim, 41 por um fígado, 34 por coração, 1 por pâncreas, 52 por pâncreas/rim e 912 esperam por córnea.

Para ser um doador, o principal é informar o desejo à família porque, ela é consultada e orientada sobre este processo.

Quando o doador é uma pessoa falecida, podem ser retirados para transplante duas córneas, dois rins, dois pulmões, fígado, coração, pâncreas, intestino, pele, ossos e tendões. Ou seja, um único doador pode salvar muitas vidas.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo. Em 2016, mais de 90% dos processos realizados no país foram financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde os pacientes possuem assistência integral, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Para ser um doador de órgãos, avise sua família.

Doe Órgãos, Doe vida.