FaE promove debate sobre a crise do capital e a privatização da educação pública

19/09/2017

O Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação - GEPMTE realizará, em 22 de setembro (sexta-feira), mais uma edição do Ciclo de Estudos e Debates, desta vez para abordar “A crise do capital: privatização da educação pública, perspectivas e possibilidades da revolução no Brasil no século XXI”. Serão duas mesas-redondas na Sala de Teleconferências da FaE/UFMG, com inscrição gratuita. Pela manhã, das 8h30 às 12h30, o professor Antonio Julio de Menezes Neto (FaE/UFMG) e João Ricardo Soares (Editora Sundermann) iniciarão o debate que terá continuidade, das 14h às 18h, com Nazareno Godeiro (Ilaese) e o professor Milton Pinheiro (Uneb e ICP).

Entre 18h30 e 21h, os participantes poderão acompanhar o lançamento dos livros Neodesenvolvimentismo ou Neocolonialismo – O mito do Brasil Imperialista, de Nazareno Godeiro e João Ricardo Soares, e Movimentos sociais e educação – o MST e o Zapatismo entre a autonomia e a institucionalização, de Antonio Julio de Menezes Neto.

Sobre o GEPMTE

O GEPMTE é um grupo de estudos e pesquisas vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (Nete) da FaE/UFMG e integra as atividades da linha de pesquisa “Política, Trabalho e Formação Humana” do Programa de Pós-Graduação em Educação. O principal objetivo do grupo é o estudo e aprofundamento da obra teórica fundada pelo pensador alemão Karl Marx. Assim, desenvolve estudos e pesquisas no campo de confluência entre trabalho e educação na perspectiva da ontologia do ser social de fundamentação marxiana. As atividades promovidas pelo GEPMTE são voltadas para a universidade e para o movimento social, sempre abertas à participação de alunos, professores, ativistas e pesquisadores.

Serviço

22 de setembro (sexta-feira), das 8h30 às 21h