Nota de Solidariedade a Greve dos Trabalhadores da EBSERH do HC-UFMG

19/09/2017

O SINDIFES - Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG - que representa cerca de 11 mil Técnico-Administrativos em Educação, vem a público manifestar sua solidariedade ao movimento grevista dos Trabalhadores e Trabalhadoras da EBSERH que acontece no Hospital das Clínicas da UFMG e também nacionalmente.

Os Trabalhadores da EBSERH deflagraram greve nesta terça-feira, dia 19 de setembro, reivindicando melhores condições de trabalho e salários, após as tentativas de acordo entre a Categoria e a representação patronal serem interrompidas pelo governo Temer. As negociações, que se arrastavam desde dezembro de 2016, foram paralisadas para que seja aprovada a lei trabalhista que permitirá ao governo fazer cortes nos benefícios e auxílios, assim como promover o rebaixamento salarial.

A direção do SINDIFES entende que este governo ilegítimo e golpista tem se aproveitado da crise e do caos político para retirar direitos de toda a classe trabalhadora e, por isto, é fundamental que estejamos solidários e unidos para resistir aos ataques do governo.

A Plenária Nacional da FASUBRA, realizada em Recife, Pernambuco, de 15 a 17 de setembro, encaminhou indicativo de greve para o mês de outubro próximo, quando será deflagrado um movimento paredista, caso a Categoria opte por esta forma de luta para rechaçar os ataques sem precedentes aos servidores públicos em particular e à classe trabalhadora em geral. Por compreender a conjuntura adversa e a necessidade da união, orientamos a Categoria dos TAE a também se solidarizar e apoiar o movimento dos trabalhadores da EBSERH.

Sabemos que juntos teremos mais força para barrar os ataques do Governo Temer à Classe Trabalhadora e impedir que os serviços públicos sejam sucateados. Não ao desmonte da saúde, da educação e à retirada de direitos!