FEPEMG cobra aprovação do Plano Estadual de Educação e apoio às conferências municipais

20/06/2017

O coordenador de Comunicação Sindical do SINDIFES, Marcelo Pereira, participou, na tarde desta terça-feira, dia 20, da reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com representantes do Fórum Estadual Permanente de Educação (FEPEMG). O objetivo da audiência era cobrar empenho na aprovação do Plano Estadual de Educação e pedir apoio financeiro e político para a realização das etapas municipais e estadual da Conferência Nacional de Educação, CONAE.

A deputada Celise Laviola (PMDB), presidenta da Comissão, recebeu os integrante da FEPEMG, liderada pela sua coordenadora, a professora Suely Duque Rodarte. Ela se mostrou aberta ao diálogo, mas afirmou que o Plano Estadual de Educação, após ser aprovado pela comissão de educação, o que deve acontecer brevemente, ainda terá que passar por outras votações. Ela ainda sugeriu não ser interessante realizar a conferência estadual com o Plano Estadual recém aprovado.

A professora da FAE-UFMG, Analise de Jesus da Silva, avalia que o plano deve sair com um caráter técnico e isso pode descaracterizar a diversidade e a riqueza de sua construção coletiva, e assim perder o conteúdo proposto com a participação da sociedade civil e retirar da discussão a preocupação sobre como efetivar direitos.

Para Marcelo, o cenário é preocupante, pois no âmbito estadual temos um plano escrito em 2016, com previsão para aprovação em 2018, e essa demora prejudica a realização de uma nova Conferência Estadual, além das municipais, que já deveriam estar acontecendo. “Nacionalmente, o ministro golpista da Educação Mendonça Filho adiou a Conferência Nacional para o segundo semestre de 2018, e alterou, unilateralmente, a composição do Fórum Nacional de Educação, retirando as cadeiras do campo popular. Na prática, eles dissolveram o Fórum para ter controle total da Conferência Nacional e pautar o programa deles, que é o Escola Sem Partido e a Reforma do Ensino Médio”, analisou.XX