Assembleia homologa resultado das eleições e dá posse imediata às chapas eleitas

30/05/2017

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, CEFET-MG, UFVJM e IFMG, em Assembleia nesta terça-feira, dia 30 de abril, no auditório da Reitoria da UFMG, deliberaram a homologação do processo eleitoral e deu posse imediata a nova Direção do SINDIFES e Conselho Fiscal eleitos para o triênio 2017/2020. Também foi aprovado a criação de um grupo de trabalho para estudar o Estatuto do Sindicato e propor mudança para o próximo Congresso do SINDIFES, em 2018.

A coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, iniciou a Assembleia informando que a Chapa 1 - Resistir é Preciso, venceu o pleito com 1.138 votos (89,1% do total de votantes); porém não atingiu o quórum mínimo de 30% da Categoria apta a votar. O percentual de eleitores alcançado foi de 28,86%.

O estatuto é omisso ao tratar de pleitos com chapa única. O art. 75, apenas diz que em caso de não atingir o quórum, deve ser feito um segundo turno, entre as chapas inscritas inicialmente, e o resultado final não precisa ter numero mínimo de votantes para ser validado.

Baseados no estatuto e no parecer jurídico, a comissão eleitoral publicou que iria iniciar o segundo turno. Os integrantes da Chapa 1 - Resistir é Preciso, para direção; e Nenhum Direito a Menos, para o Conselho Fiscal; entraram com recurso para que, como o resultado final do segundo turno não iria alterar o processo, não justifica realizá-lo, podendo, uma assembleia estatutária decidir sobre a homologação.

O recurso foi acatado após as considerações de que um segundo turno implicaria novos investimentos, não alteraria o processo, pois não haveria disputa e seria realizado apenas por omissão do estatuto. Desta forma, a decisão foi levada para a assembleia.

Após uma ampla discussão onde levantou-se os problemas do estatuto sobre a omissão de eleições com chapa única, a necessidade ou não de quórum eleitoral, a viabilidade de um segundo turno com chapa única, foi decidido acatar a decisão da Comissão Eleitoral em votação com apenas uma abstenção.

Encaminhamentos

Como resultado das discussões foram feitos os seguintes encaminhamentos:

• Homologar o resultado do processo eleitoral

• Declarar eleita as Chapas inscritas e vencedoras do pleito

• Dar posse imediata as Chapas

• Convalidar os atos da Diretoria nos dias 28, 29 e 30 de abril

• Chamar um Congresso do SINDIFES no ano de 2018

• Criar um Grupo de Trabalho para estudar o estatuto e propor mudanças a serem discutidas no Congresso

Homenagem a Francisca Oliveira, a Chicona

Ao final da Assembleia foi feito um minuto de silêncio e um salva de palmas para a Chicona, técnica-administrativa em educação ativa no movimento sindical e que por sua atuação histórica empresta o nome ao Centro de Memória do SINDIFES.