Estão abertas as inscrições para as Pré-Conferências Regionais de Belo Horizonte da CONAE

29/05/2017

• O que é a Conae 2018?

Conferência Nacional de Educação com o objetivo de promover a Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação.

• Qual a meta da CONAE 2018?

Monitorar, avaliar e propor políticas públicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

• Quais objetivos da Etapa Municipal da CONAE 2018?

Discutir o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação referenciados pela CONAE 2018. Eleger os delegados para a Etapa Estadual da CONAE 2018 .

• Quais são os eixos de discussão da CONAE 2018
 EIXO 1

O PNE na articulação do SNE: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação
 EIXO 2

Planos Nacionais e SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais
 EIXO 3

Planos decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social
 EIXO 4

Planos decenais, SNE e Democratização da Educação: Acesso, Permanência e Gestão
 EIXO 5

Planos decenais, SNE, Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão
 EIXO 6

Planos decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação
 EIXO 7

Planos decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde
 EIXO 8

Planos decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social

• O que é a VIII Conferência Municipal de Educação?

Espaço de debate de vários segmentos sociais para a socialização de experiências, avaliação da situação da educação no município e proposição de diretrizes da política municipal de educação, de acordo com § 3o, do artigo 17, da Lei n°7543 de 30 de junho de 1998.

• Qual o objetivo da VIII Conferência Municipal de Educação?

Promover o diálogo e debate de vários segmentos sociais sobre a educação do município de Belo Horizonte e eleger o novo Conselho Municipal de Educação, conforme Lei n°7543 de 30 de junho de 1998.

• Quem poderá ser eleito como membro do Conselho Municipal de Educação?

Representantes de pais de alunos da rede municipal, estudantes da rede municipal de Belo Horizonte, Trabalhadores da Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte. Trabalhadores da rede de educação infantil privada e de instituições, filantrópicas, comunitárias ou confessionais de educação infantil, em conformidade com o decreto no 15.765 de 2014.

• Como se inscrever para a Etapa Municipal da CONAE 2018 e VIII Conferência Municipal de Educação?

Acesse a página: gestaocompartilhada.pbh.gov.br

• Como participar da Etapa Municipal da CONAE 2018 e VIII Conferência Municipal de Educação?

Faça sua inscrição na Pré-Conferência Municipal de Educação no período do dia 23 de maio à 03 de junho de 2017 e compareça no local indicado com o seu comprovante de inscrição e documento de identificação.

• Quais documentos são necessários para inscrição na Pré-Conferência?

CPF

• É possível participar em mais de uma Pré-Conferência?

A Pré-Conferência acontecerá simultaneamente em todas as Regionais, de 8 horas às 14 horas, no dia 10 de junho de 2017.

• Posso me inscrever em dois segmentos?

Cada participante poderá representar somente um segmento.

• Posso trocar de eixo de discussão durante a Pré-Conferência?

Não será possível trocar o eixo de inscrição devido a organização dos espaços onde serão realizadas as Pré-Conferências,

• Como comprovar a participação na Pré-Conferência?

Cada conferencista receberá um certificado de participação ao término do evento.

Para fazer inscrição na Pré-conferência Municipal de Educação acesse: http://educare.pro.br/preconf2017/